Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

RH

MPT investiga ambiente de trabalho no Marfrig de Bagé (RS)

A segunda operação em frigoríficos começou ontem a vai até a próxima sexta-feira.

MPT investiga ambiente de trabalho no Marfrig de Bagé (RS)

Uma força tarefa iniciou nesta terça-feira (12/5) a segunda operação de investigação do ambiente do trabalho em frigoríficos bovinos e suínos do Rio Grande do Sul. A inspeção, que se estende até sexta-feira (15/5), está sendo realizada na unidade do Marfrig localizada em Bagé, município que fica na região da Campanha, a 374 km de Porto Alegre.

A diligência é organizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com apoio do movimento sindical dos trabalhadores e participação da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). O MPT observa que pela primeira vez a Justiça do Trabalho participa da operação, na condição de observadora.

O MPT relata que a primeira operação da força-tarefa foi no frigorífico Silva, localizado em Santa Maria, que interditado em 20 de março, “devido à constatação de situação de risco grave e iminente à saúde e à integridade física dos trabalhadores”. O frigorífico ficou impossibilitado de abater por seis dias. A empresa corrigiu as irregularidades e a interdição foi levantada no final de março. A empresa recebeu 76 autos de infração. A indústria de rações Passo das Tropas Ltda, do mesmo grupo e que funciona no mesmo local, recebeu outros cinco autos de infração.