A indústria de alimentos instalada em Lucas do Rio Verde (MT) começa hoje (22/07) a exportar carne de frango congelada e o transporte até os portos não será totalmente por rodovias. O primeiro carregamento, com 28 conteinêres, irá em carretas e caminhões até Alto Taquari (470 km de Cuiabá). De lá, seguem em vagões dos trens da ALL pela ferrovia senador Vicente Vuolo, antiga Ferronorte.
Ao invés dos produtos serem levados o porto de Itajaí (SC), pelas rodovias, seguirão até Santos (SP) pela ferrovia. A projeção é reduzir entre 10 a 20% os custos com fretes sendo feito transporte pelo trem. “Estamos lançando um modal concorrencial, capaz de reduzir o custo do frete entre 10% e 20%. Calculamos que chegaremos rapidamente a dois mil contêineres”, afirmou, ao Diário de Cuiabá, o presidente da Standard Logística, José Luis Demeterco Neto. O terminal em Alto Taquari onde as cargas serão embarcadas terão capacidade para até 600 contêineres/mês.
Agora, via ferrovia, o Mato Grosso deixa de escoar grãos e passa a mandar para o exterior produtos industrilizados. “O objetivo é ampliar o mix de produtos, desde congelados a outros industrializados”, informa o assessor econômico da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Carlos Vitor Timo Ribeiro. E completa: “Não há dúvidas de que esse primeiro embarque é um marco para logística estadual e como sempre estamos dizendo, o Mato Grosso vive sua segunda fase no processo de industrialização, transformando a proteína vegetal – os grãos – em proteína animal, por meio das exportações de carnes”.