O mês de setembro é motivo de comemoração em dose dupla para o Frigorífico Catarinense (Notable), localizado em Grão-Pará, Santa Catarina. Dia 26 de setembro comemora 7 anos de atividades produzindo carne suína e agora acaba de conquistar habilitação para exportação de carne suína ao Japão. O comunicado foi feito oficialmente pelo Ministério da Agricultura nesta quinta-feira dia 19.
A comemoração é ainda maior porque o Japão é considerado o mercado mais exigente em termos de qualidade e sanidade. “Esta conquista nos deixa muito orgulhosos e deve ser encarada como uma vitória de toda região do Vale do Braço do Norte, pois aqui temos o melhor plantel de suínos do Brasil e os produtores estão comprometidos com a qualidade da carne aqui produzida”, salienta o diretor da Notable Edson Wiggers.
Ainda não há data definida para o embarque da primeira carga rumo ao Japão, porém a empresa já recebeu diversas missões de empresários japoneses os quais negociam os padrões e os tipos de cortes que serão exportados. “Já definimos os padrões de cortes, embalagens e procedimentos de produção, agora as negociações serão efetivadas e a produção inicia imediatamente”, explica o gestor de negócios da Notable Jorge Henrique.
O processo de produção de carne suína passa por um controle bastante rigoroso. “Implantamos o sistema de rastreabilidade dos suínos nas granjas, desde o nascimento até o abate, também trabalhamos com monitoramentos internos de produção visando a qualidade que atenda as exigências do mercado japonês”, revela o supervisor da garantia da qualidade da Notable Evilázio Vieira.
O estado de Santa Catarina é o único autorizado a exportar carne suína para o Japão, devido a seu status de Estado livre de aftosa sem vacinação. A expectativa é que o Japão irá importar mais de 100 mil toneladas de carne suína por ano apenas do estado de Santa Catarina.