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Agroindústrias

Nova estratégia

Marfrig eleva aposta em produtos industrializados. Segmento deve responder por metade de seu faturamento.

Embora tenha encerrado o primeiro trimestre com um leve decréscimo na participação dos produtos industrializados em sua receita líquida, a Marfrig mantém o passo para que, no longo prazo, o segmento passe a responder por metade de seu faturamento. “Faz sentido que isso ocorra no longo prazo se analisarmos o que ocorreu nos últimos anos”, disse Ricardo Florence, diretor de planejamento e de relações com investidores da companhia.

Nos três primeiros meses deste ano, os industrializados responderam por 30,1% da receita líquida da empresa, que foi de R$ 2,250 bilhões. No mesmo último trimestre de 2008, a fatia havia sido de 30,7% e, no primeiro, de 17,2%. “Essa fatia era de 8,5% em 2006, 12,5% em 2007, foi de 22,7% no ano passado e já estamos em 30%”, diz Florence. Sem tratar de projeção ou meta, o diretor afirma que a expectativa é de que a participação fique entre 35% e 40% até o fim do ano.

Passado um primeiro trimestre em que “foi posta à prova”, nas palavras do diretor, a estratégia de atuação em várias frentes – o frigorífico é o único do país a trabalhar nas áreas de carnes bovina, suína, ovina e de frango – e de fortalecimento no exterior – a empresa está atualmente em nove países -, a Marfrig apresentou na noite de quarta-feira um resultado que acabou sendo bem avaliado pelo mercado.

Nesta quinta-feira, suas ações ordinárias (ou ON, que dão direito a voto na companhia) fecharam em alta de 15,45%, negociadas por R$ 12,25 – o Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, por sua vez, subiu 1,58%. Foi a quarta maior alta da Bovespa na sessão. Em maio, o papel acumula alta de 10,36% e, no ano, de 63,33%, segundo o Valor Data. Nos mesmos intervalos, o Ibovespa acumula altas de 4,56% e 31,68%, respectivamente.

A empresa encerrou o trimestre com prejuízo líquido de R$ 38,2 milhões, montante menor que a perda de R$ 74,3 milhões do trimestre imediatamente anterior – entre janeiro e março de 2008, a empresa havia registrado lucro líquido de R$ 25,1 milhões. “Foi um resultado única e exclusivamente financeiro”, segundo Florence. No período, o resultado financeiro foi negativo em R$ 178,5 milhões. No último trimestre de 2008, havia sido de R$ 676,1 milhões negativos.

Segundo relatório da Link Investimentos, “de forma geral o resultado foi fraco, como já era esperado, mas o final do trimestre já mostrou sinais de recuperação da demanda internacional”.