Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Nova proposta Doux

Doux Frangosul apresenta proposta para o pagamento das dívidas com os criadores integrados de aves e suínos referentes aos lotes de animais entregues para abate.

A Doux Frangosul apresentou hoje mais uma proposta para o pagamento das dívidas com os criadores integrados de aves e suínos referentes aos lotes de animais entregues para abate. Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Elton Weber, a multinacional francesa prometeu reduzir os atrasos em três parcelas de outubro a dezembro, até eliminá-los totalmente antes do Natal.

Conforme Weber, na semana passada a Doux reduziu os atrasos de até 110 para 60 dias além do prazo normal de 40 dias para pagamento após a entrega dos animais aos frigoríficos. A redução deveria ter ocorrido até o fim de agosto, conforme acordo firmado no início de julho, mas também demorou mais do que o previsto.

O cronograma para regularização dos débitos proposto hoje em reunião na sede da empresa, em Montanegro (RS), foi o sétimo desde o início dos atrasos dos pagamentos aos integrados, no começo de 2009. Na época, o problema foi atribuído à queda das exportações, que ainda respondem por cerca de 75% do faturamento da Doux Frangosul.

Weber disse ainda que os atrasos são generalizados entre os 2,2 mil integrados da empresa no Estado. Segundo ele, a Doux Frangosul não revelou quanto está devendo para os criadores, mas disse que vai usar recursos próprios e da matriz francesa para regularizar a situação. Procurada pelo Valor, a companhia informou, em nota, que “tem realizado periodicamente a quitação de débitos” e que “se comprometeu em quitar o montante da dívida até o fim do ano”.