A BRF Brasil Foods, em parceria com a Copercampos, inaugura hoje a unidade industrial localizada em Campos Novos, no planalto-sul catarinense. Com investimento total de R$ 145 milhões, a fábrica deverá gerar 1,8 mil empregos diretos e 450 indiretos, quando estiver em pleno funcionamento. Para o início da operação, já foram contratados 400 funcionários.
Projetada para atender os principais mercados mundiais, a fábrica ocupa um terreno de 172 hectares, com 32 mil metros quadrados de área construída. No início das atividades, serão abatidos diariamente 1.000 suínos, número que será ampliado gradualmente até dezembro de 2012, quando o abate diário deverá atingir 7.000 suínos. A planta produzirá também cortes de carne in natura e fornecerá matéria-prima para ser utilizada na fabricação de produtos industrializados em outras unidades da BRF. A produção anual está estimada em 151 mil toneladas de carne suína, sendo que a maior parte desse montantante será destinada à exportação.
A Copercampos iniciou a construção da unidade em 2007 e, em abril do ano passado, fechou uma parceria com a BRF, que adquiriu o direito de uso da planta por um período de 10 anos. Para garantir o término da obra, a companhia aportou R$ 63 milhões no projeto. O contrato previa a opção de compra da unidade pela BRF. Devido à importância estratégica da planta, a companhia, em comum acordo com a Copercampos, decidiu exercer a opção de compra. A BRF ficará responsável pela gestão de toda a operação fabril, enquanto a Copercampos fornecerá os animais para abate. A cooperativa é uma parceira histórica da BRF. Uma das principais cooperativas da região, com quatro granjas e 78 produtores terminadores, já é uma das principais fornecedoras de grãos, como milho e soja, da empresa.
A nova planta é estratégica dentro do plano de crescimento e internacionalização da BRF. A unidade foi construída com avançados padrões de tecnologia e sustentabilidade, o que permitirá direcionar a produção para os mais exigentes mercados do mundo. “A planta de Campos Novos nos trará mais vantagens competitivas para atender ao potencial aumento da demanda internacional com a abertura de novos mercados”, diz José Antônio Fay, presidente da BRF.
Com a fábrica, a BRF ganhará ainda mais eficiência nos processos de suínos em Santa Catarina. Agora, a companhia contabiliza 12 unidades produtivas e dois centros de distribuição no Estado e emprega mais de 20.000 colaboradores diretos e produtores integrados. Além da proximidade com outras unidades da companhia, Campos Novos tem uma localização estratégica, pois está situada perto de rodovias que fazem ligações para os principais portos do Estado, como Navegantes e Itajaí.
Para o presidente da Coopercampos, Luiz Carlos Chiocca, a região e o município de Campos Novos terão duas épocas: uma antes e outra depois da instalação do frigorífico. “Haverá maior geração de emprego e renda e os administradores municipais e estaduais irão se preparar para acompanhar este desenvolvimento, pois o empreendimento possibilitará um retorno em tributos. Para os associados da Copercampos, a fábrica favorece o consumo de milho e suínos, proporcionando liquidez no mercado, além de promover valorização patrimonial dos bens dos associados e de toda comunidade local”, destaca.
Desde que firmou contrato com a Copercampos, a BRF prestou consultoria técnica à construção. Dessa forma, a unidade conta com quesitos de sustentabilidade adotados pela empresa. Entre eles, podemos destacar: lagoas para captar água da chuva, descarte correto de resíduos, compostagem dos resíduos orgânicos, redução no uso da energia elétrica e reflorestamento de áreas localizadas nas proximidades da fábrica.