A JBS SA não é a única empresa de carne bovina brasileira fazendo movimentos de aquisição em plena recessão global.
A Marfrig Alimentos SA anunciou na segunda-feira (21/09) que irá elevar o abate diário de bovinos no Brasil 41%. A empresa também assinou um acordo para a compra do Grupo Zenda para começar o processamento e venda de couro e estabeleceu parceria com o Grupo Martins, para melhorar o trabalho de logística e distribuição dos grupos.
Na semana passada, o Marfrig já havia anunciado a aquisição da Seara da Cargill Inc.
Abate – A Marfrig vai aumentar sua capacidade de abate diário para 22.350 cabeças. Para tanto, a Marfrig fez um acordo com o Grupo Margen e do Mercosul S/A para locação 11 frigoríficos no Brasil, com capacidade de abate combinada de 8.800 cabeças por dia e uma fábrica de processamento que pode produzir 1.700 toneladas de produto por mês.
A locação de plantas pela Marfrig expande a capacidade de abate diária total para 30.150 cabeças. A empresa também possui instalações de abate na Argentina e no Uruguai. “O Marfrig considera a transação estratégica, sobretudo durante um período de crescimento gradual do fornecimento de gado, e de melhoria dos mercados para a carne brasileira”, disse a companhia em um comunicado.
Couro – A Marfrig assinou um acordo de US$ 49, 5 milhões para a compra de 51% do grupo processador e couro Zenda.
Com sede no Uruguai, o Zenda tem capacidade média diária para produzir até 7.000 unidades de cortes de couro e produtos acabados, com fábricas na Argentina, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Chile, Hong Kong e China.
A equipe de gestão do Zenda será mantida mesmo após a fusão e integração das operações entre as empresas. “O Marfrig espera obter benefícios significativos com essa transação através de sinergias captadas pela expansão da capacidade e pelo valor acrescentado às suas operações de couro no Uruguai e na Argentina”, disse a empresa.
Distribuição – O Marfrig também anunciou hoje (23/09) o estabelecimento de uma parceria de cinco anos com o grupo atacadista Martins. O objetivo é aumentar a distribuição de produtos de ambas as empresas para restaurantes, açougues e supermercados.
Segundo a Marfrig, a parceria entre as duas empresas resultará “em novos serviços e soluções para nossos clientes, proporcionando mais conforto e comodidade para todos os consumidores em relação à carteira de produtos de ambas as companhias”.
A parceria é uma estratégia da Marfrig para expandir suas operações no varejo e no segmento de foodservice no Brasil.
JBS – Esses anúncios da Marfrig vêm na esteira dos movimentos da JBS, que recentemente fundiu-se com a Bertin e comprou a Pilgrim’s Pride.
No início deste ano, a JBS entrou com um pedido de oferta pública inicial de US$ 2 bilhões para expandir sua oferta de produtos prontos, sua distribuição global e anunciou sua entrada no segmento de couro.
A JBS também afirmou no início deste ano, que aumentaria a capacidade de abate de bovinos no Brasil, para 20.000 cabeças/dia no final do ano.