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Mercado

Ovoproduto ganha mercado no Brasil

Ofertado nas opções líquido (clara, gema ou integral), em pó ou cozido, o ovo ganha praticidade e espaço cada vez maior na indústria alimentícia e redes de food service

Ovoproduto ganha mercado no Brasil

.O mercado de ovoprodutos vem se amadurecendo no Brasil. O crescimento da demanda por ovos em formato líquido, em pó ou cozido se traduz na imensa facilidade de manuseio e conservação desse produto em relação ao in natura, tanto por parte da indústria alimentícia quanto do setor de food service. Os ovoprodutos também ganham adeptos no mercado fitness, com opções de proteína para consumo por praticantes de musculação e de outras atividades físicas. “Além da demanda industrial em larga escala, o segmento de food service passou a fazer uso do ovoprodutos para agilizar os seus processos, reduzir resíduos, proporcionando maior segurança na manipulação do ovo”, aponta Gilson Branco, responsável pela área de Vendas Técnicas no Brasil da Sanovo Technology Group, divisão de equipamentos para processamento de ovos da empresa.

Como é um produto relativamente novo, a aplicabilidade do ovo industrializado tende a continuar sendo explorada pelos mais diversos segmentos alimentícios, devido exatamente a sua praticidade e confiabilidade. Segundo explica Branco, a demanda por receitas e formulações específicas exigem maiores conhecimentos e flexibilidade da indústria, o que, por consequência, força o crescimento em volume e tecnologia. “O crescimento tem acontecido nos últimos anos e tende a continuar assim nos próximos, mesmo que seja tímido”, complementa.

Os investimentos em processos de industrialização dos ovos têm crescido principalmente nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. No ano retrasado, foi inaugurado no município paulista de Iacri, na região de Bastos, a maior indústria processadora de ovos da América Latina. Resultado de investimentos, cujo valor não foi divulgado, feitos pela Netto Alimentos, a fábrica está em operação há 12 meses, funcionando com 10% de sua capacidade total. Por mês, são processados 8,100 milhões de ovos, o equivalente a 405 toneladas. As operações da unidade devem crescer de acordo com a demanda do mercado interno e externo, já que foi projetada para atender exigências internacionais. “Foram 36 meses de implantação e adotamos em nossa unidade de Iacri os equipamentos mais modernos e seguros que existem no segmento de ovoprodutos”, ressalta Ricardo Tadeu, diretor da Netto Alimentos. A empresa ainda possui outra unidade fabril em Araçariguama (SP).

A Netto Alimentos projeta um crescimento de 16% no seu faturamento em 2018, somente no mercado brasileiro. Visando uma expansão da empresa, os diretores têm estudado propostas de entrada de novos sócios nos próximos dois anos, vindas de companhias nacionais e internacionais ligadas ao agrofood. De olho nas vendas internacionais, a empresa também já realiza alguns embarques destinados a países do Oriente Médio e da África. “Estamos no aguardo da equipe do Ministério da Agricultura e da ABPA [Associação Brasileira de Proteína Animal] conquistar mais uma importante vitória para o Brasil, com a abertura do mercado europeu para toda a linha de ovos, sejam in natura, processados ou férteis”, indica Tadeu.

Mercado altamente competitivo, o Brasil tem investido em tecnologias para o processamento de ovos, estando o país no mesmo nível tecnológico encontrado em países com maior tradição nesse tipo de industrialização, segundo especialistas. “O Brasil tem um potencial muito grande, com as empresas investindo em tecnologias e buscando alternativas”, comenta Branco, da Sanovo.

 

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