Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

Pad cooling e seus efeitos - Por Bruno Pimenta

Os efeitos deletérios das altas temperaturas em diversas regiões do Brasil têm levado os produtores a buscarem alternativas para promover conforto térmico às aves.

Os efeitos deletérios das altas temperaturas em diversas regiões do Brasil têm levado os produtores a buscarem alternativas para promover conforto térmico às aves. A opção pela construção de galpões climatizados que utilizam exaustores e pad cooling tem se tornado comum entre as empresas de produção avícola.

O nível tecnológico destas empresas varia muito entre as diversas regiões do Brasil e apenas agora o pad cooling passa a ser utilizado em larga escala, apesar de não ser uma tecnologia recente.

Alguns dos motivos da resistência a utilização do sistema e outras dúvidas comumente encontradas nas conversas entre produtores e técnicos serão discutidas aqui. 

Durabilidade 

A durabilidade de qualquer equipamento está diretamente relacionada às condições de manutenção. Um pad cooling bem manejado deve apresentar uma vida útil de 8 a 10 anos, alguns casos chegam há 13 anos. Os cuidados básicos para que uma placa de resfriamento evaporativo dure muitos anos estão relacionados à limpeza do sistema e ao pH da água.

Em situações de pH da água em torno de 7 a limpeza do reservatório deve ser feita a cada 15 dias. É importante que esta limpeza seja feita com critério para que não ocorra o entupimento da tubulação que distribui água pelos paineis, o que diminuiria a eficiência do sistema.

Os casos em que o pH da água é muito alto ou muito baixo são tratados isoladamente, mas da mesma forma que o exemplo anterior, a durabilidade depende de uma boa manutenção. 

Cooling cerâmico, nebulização de alta e baixa pressão 

O cooling cerâmico e a nebulização de alta e baixa pressão são sistemas de resfriamento evaporativo, como também o pad cooling. A grande diferença está na eficiência de resfriamento entre estes sistemas e o pad cooling, bem como o consumo de energia e água.

Em um pad cooling (figura 1) essa eficiência é de aproximadamente 70%, mas pode variar de acordo com a configuração do painel escolhido.

                

 Figura 1: galpão de frango de corte

Nebulização conjunta com pad cooling 

Recomenda-se que não seja utilizada nebulização interna em um galpão com pad cooling instalado. O pad cooling resfria o ar e aumenta a umidade relativa. A utilização conjunta dos sistemas poderia aumentar sobremaneira a umidade relativa do ar no galpão, o que seria prejudicial às aves e prejudicaria a qualidade da cama.

Como regra prática, a única exceção seria em galpões muito longos ou localidades em que a umidade relativa do ar é muito baixa. Nestes casos o ar que chega ao final do galpão próximo aos exaustores poderia ter uma umidade relativa muito baixa, podendo secar e pulverizar a cama, causando problemas respiratórios às aves. 

Resfriamento 

O pad cooling funciona resfriando o ar através da evaporação da água. Utilizando-se uma carta psicrométrica e conhecendo as condições de temperatura e umidade ambientais é possível prever a intensidade do resfriamento do ar e do aumento na umidade relativa. A partir deste resultado existe a possibilidade de sabermos o comportamento destas duas variáveis do ar ao longo do galpão. Um bom projeto de climatização para avicultura deve ter uma amplitude térmica máxima de 3º C entre a entrada e a saída de ar. 

O quadro abaixo compara algumas características entre sistemas de resfriamento evaporativo e pode ser utilizado para tomada de decisão: 

Tipo de sistema

Custo inicial

Custo operacional

Eficiência

Vida útil

Nebulização de baixa pressão

BAIXO

BAIXO

BAIXA

CURTA

Nebulização de alta pressão

ALTO

ALTO

ALTA

LONGA

Cooling cerâmico

MÉDIO

MÉDIO

BAIXA

CURTA

Pad cooling

MÉDIO

BAIXO

ALTA

LONGA

 A escolha do sistema de resfriamento evaporativo a ser utilizado deve levar em consideração os parâmetros indicados na tabela e outros, como por exemplo: densidade de alojamento e peso final das aves, características geográficas e climáticas do local e, principalmente, o resultado zootécnico esperado em cada lote. 

Por Bruno da Silva Pimenta, médico veterinário da Munters Brasil – [email protected]