A Pamplona Alimentos, empresa referência no mercado brasileiro de carnes suínas com 75 anos de história, soma mais de 3.400 colaboradores em suas unidades. Para apoiar sua qualificação, em 2023, foram ofertados 96 temas de treinamento, totalizando mais de 24 mil horas de capacitação. Os cursos contaram com 8.425 participações.
Na área técnica, os temas oferecidos visavam garantir a segurança dos colaboradores em todas as etapas da produção. “Como destaque para garantia da prevenção de acidentes, podemos citar o treinamento de “Percepção de Riscos”, realizado em parceria com o SENAI de Rio do Sul (SC) e aplicado às equipes da brigada de emergência, CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e demais colaboradores da linha de operação da matriz e da unidade de Presidente Getúlio (SC)”, explica Josiane Schultz, psicóloga e coordenadora de DHO da Pamplona.
Já o treinamento sobre “Diversidade e Inclusão” foi aplicado visando fortalecer a cultura da empresa. “Esse treinamento foi ministrado por mim aos membros da CIPA e, também, oferecido aos participantes do programa de Facilitadores da Adaptação das unidades de Rio do Sul (SC) e Presidente Getúlio (SC). Nosso objetivo foi reforçar a importância de práticas ESG no dia a dia da empresa, bem como contribuir para a própria natureza da cultura de diversidade que prevalece na Pamplona, com pessoas de diferentes origens e características”, conta a psicóloga e coordenadora de DHO da empresa.
Do estágio à liderança
No total do ano de 2023, a Pamplona somou 142 promoções. É o caso de Letícia Pereira Duarte, participante do programa da Escola de Lideranças da Pamplona, que foi promovida a supervisora de produção.
Letícia começou na empresa como estagiária. Em 2020, foi efetivada como auxiliar de produção. No mesmo ano, passou a atuar como assistente administrativo de produção, realizando atividades de suporte no setor onde atuava.
Já em julho de 2021, iniciou treinamentos na Escola de Lideranças da Pamplona e, em setembro deste mesmo ano, foi promovida a líder operacional de setor. “Atuou nesta função com ótimo desempenho até agosto de 2022, quando foi convidada a atuar junto à gestão da gerência industrial, o que lhe proporcionou uma visão mais ampla da indústria. Formou-se na Escola de Lideranças em agosto de 2023 e, já em outubro do mesmo ano, conseguiu sua aprovação no período probatório para o cargo de supervisora de área, sendo hoje responsável pela área de linguiça frescal no segundo turno”, apresenta Josiane.
Investimentos em treinamentos
Ao longo de 2023, a empresa realizou parcerias com instituições da região, por meio de seus respectivos programas de desenvolvimento voltados à comunidade, como por exemplo, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que trouxe treinamentos sobre liderança, trabalho em equipe, comunicação, gestão do tempo, entre outros.
Com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), os cursos oferecidos aos colaboradores da Pamplona foram sobre marketing, reeducação financeira, carreira e produtividade. Também foram oferecidos cursos com a VIACREDI, com o SICOOB e com a UNIMED.
Além destas parcerias, em 2023, a Pamplona investiu cerca de R$ 130 mil nos programas internos de desenvolvimento e qualificação profissional, como a escola de lideranças, o programa de operador de máquinas, manutentor em formação e o programa Gestor Pamplona.
“Para 2024, a previsão é darmos continuidade aos programas de treinamento já existentes, com as revisões necessárias para adequações às novas necessidades e atualização de conteúdos. Continuaremos investindo fortemente na qualificação de nossos colaboradores, que são parte fundamental de nossa empresa e merecem ser valorizados”, finaliza Irani Pamplona Peters, diretora-presidente da Pamplona Alimentos.