Por Dra. Maria Flávia de Figueiredo Tavares1
As exportações brasileiras de carne de frango devem crescer cerca de 4% em 2023 de acordo com o USDA (2022), devido à demanda crescente nos principais mercados como China e União Europeia, conforme os dados mundiais de exportação e consumo de carne de frango, apresentados na figura a seguir.
Outro fator que está influenciando o aumento das exportações brasileiras são os problemas na produção dos nossos principais concorrentes, como surtos de gripe aviária na América do Norte e Europa, e a guerra na Ucrânia que está impactando os custos de energia na União Europeia e causando interrupções na produção da Ucrânia.
As figuras a seguir mostram que a estimativa de produção em 2023 de carne de frango da União Europeia, por exemplo, será apenas 1% maior em relação a 2021, mas o consumo europeu irá aumentar em cerca de 4% em relação a 2021.
No Brasil o investimento em pesquisas em genética e tecnologia no manejo e nos processos produtivos na avicultura aliados a outros fatores, contribuíram para que o setor ficasse mais competitivo no mercado internacional.
A seguir são apresentadas as principais tendências na avicultura, que impactam de maneira sistêmica em toda a cadeia produtiva.
Confira a matéria completa no Anuário da Avicultura Industrial: