Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Para Marfrig, grevistas atropelaram negociações

O Frigorífico emitiu um nota à imprensa para informar sobre o processo de negociação com grevistas em Bataguassu.

Redação (13/03/2009) – O grupo Marfrig emitiu uma nota à imprensa nesta sexta-feira (13) na qual informa que a unidade de Bataguassu (MS) foi surpreendida pela greve, em pleno processo de negociação.

Neste ano, segundo o grupo, diferente dos outros, a negociação referente à data base de 1º de fevereiro está sendo conduzida pela Federação dos Trabalhadores em Campo Grande e pelo Sindicato das Empresas.

A primeira rodada, continua a nota, foi na sede do Sindicato Patronal em Campo Grande no dia 19 de fevereiro, quando participaram representantes das empresas do ramo frigorífico, bem como os respectivos Sindicatos e a Federação dos Trabalhadores.

Ficou acordado que as negociações seriam suspensas para que a proposta patronal, de reajuste de 3%, fosse levada às bases e depois as discussões seriam retomadas.

””No entanto, a empresa Marfrig foi surpreendida com uma greve na manhã de 10 de março de 2009, em flagrante desrespeito ao processo de negociação coletiva, violando, inclusive, o que a Lei de Greve estabelece em seu artigo 14 e incisos, vez que o Sindicato Patronal não foi notificado do resultado das consultas que seriam feitas nas bases dos Sindicatos dos Trabalhadores, para marcação de nova reunião, e assim sendo fosse dado continuidade ao processo de negociação coletiva e tampouco foi notificada da intenção da Federação na deflagração de greve””, informa a nota do Marfrig.

A empresa alega estar agindo com ética e respeitando o processo de negociação coletiva escolhido pelo Sindicato dos Trabalhadores e que ””aguarda tratamento similar pelo Sindicato dos Trabalhadores e pela Federação dos Trabalhadores, dos quais não tem recebido o mesmo tratamento, com atitudes que, de forma confusa e intempestiva, não mensuram o prejuízo que podem ocasionar aos empregados, à empresa e à sociedade””. A greve foi deflagrada na madrugada de terça-feira.