Principal município da região Norte de Alto Paraná, província que faz fronteira com o estado do Paraná, San Alberto é um típico reduto de “brasiguaios”, como são chamados os agricultores brasileiros que no início da década de 1970 migraram para o Paraguai e colonizaram extensas áreas do país.
Chamada de “Capital da Agricultura”, a cidade vem se projetando como um importante polo produtor de soja, trigo, milho, girassol, algodão e mandioca. Para continuar crescendo, San Alberto quer agora desenvolver a avicultura, através da implantação de um abatedouro de aves no município.
Foi com esse objetivo que o prefeito Luis Franco Chaves, vereadores, empresários e produtores rurais recepcionaram no dia 5 de outubro o diretor-presidente da Globoaves, Roberto Kaefer, convidado por lideranças locais para conhecer as potencialidades da região e estudar a possibilidade da instalação de um frigorífico da empresa, que já atua no país há mais de cinco anos fornecendo pintos de corte e postura.
Além de ocupar a liderança do mercado brasileiro em produção e comercialização de ovos férteis e pintos de 1 dia, a Globoaves abate cerca de 350 mil frangos/dia em suas unidades de Cascavel (PR), Espigão do Oeste (RO), Lindóia do Sul (SC) e Bariri (SP).