O processo de decisão da compra dos equipamentos a serem utilizados em um galpão avícola é um fator crítico para o sucesso do empreendimento. Durante a fase de planejamento do projeto o produtor recebe inúmeras visitas e orçamentos de diversas empresas interessadas em realizar a venda.
Existe um grande número de assuntos a serem tratados, como instalações de água e energia, comedouros, bebedouros, silos, cortinas, e tantos outros. Acontece que cada um destes tópicos envolve uma quantidade muito grande de informações que devem ser levadas em consideração para a realização do negócio.
Com a disseminação dos galpões de pressão negativa, uma nova categoria de equipamentos apareceu para trazer mais dúvidas e informações. O produtor passou a dar mais atenção as entradas e saídas de ar do galpão. Em relação as entradas de ar surgiram dúvidas quanto aos tipos disponíveis (pad cooling, tijolos, sombrite, inlets de parede e de teto, etc.) e suas formas de utilização. As saídas de ar envolvem a utilização de exaustores e suas diferentes vazões de ar, consumo de energia e qualidade de material.
O fato é que o sistema de ventilação tem papel importante nos resultados dos lotes e a escolha dos equipamentos que o compõe deve ser feita apenas com base em dados técnicos.
Entrada de ar
Toda barreira imposta a movimentação do ar diminui a eficiência dos exaustores. É por isto que a perda de carga dos equipamentos deve ser conhecida e o fabricante deve invariavelmente apresentar as curvas (figura 1).
Figura 1: Curva de perda de carga de um pad cooling.
No caso dos equipamentos para resfriamento devemos obter a curva de eficiência de resfriamento (figura 2):
Figura 2: Curva de eficiência de resfriamento de um pad cooling.
Saída de ar
Os dois principais dados a serem obtidos do fabricante de um exaustor são (figura 3):
1 – relação entre pressão estática e vazão de ar (amarelo);
2 – consumo de energia (vermelho).
Figura 3: exemplo de dados de um exaustor.
Estas informações e curvas são as únicas garantias de segurança na aquisição desses tipos de equipamentos e vão determinar o sucesso do projeto de ventilação. O cliente é o maior interessado em obter o máximo de qualidade de seus fornecedores, portanto, na próxima compra peça a curva!
Bruno da Silva Pimenta, médico veterinário Munters Brasil.
[email protected]