Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Perdigão e Sadia têm fortes ganhos na bolsa

<p>As empresas esperam uma retomada dos embarques de carne de frango e suína a partir do segundo semestre.</p>

Redação (02/06/06) – As ações de Sadia e Perdigão, os dois maiores frigoríficos de aves e suínos do país, iniciaram o mês com forte alta na Bovespa, dando continuidade a um movimento que se vê desde 25 de maio no caso da Perdigão. Conforme o Valor Data, as ações ON da companhia acumulam valorização de 33,46% desde essa data. Os ganhos das ações PN da Sadia somam 10,55% no período. Só ontem (dia 1), as ações ON da Perdigão subiram 5,6% na bolsa. Já tinham subido 10,31% no dia anterior. As PN da Sadia tiveram alta de 3,57%, depois de terem subido 8,7% na quarta-feira.

Analistas do setor de alimentos concordam que a compra da Batávia pela Perdigão foi o estopim para a alta das ações. Com a entrada no setor de lácteos, a avaliação é de que empresa diluiu os riscos do negócio carne, observa Rafael Weber, analista da Geração Futuro. “Foi um negócio excepcional”, concorda Christian Klotz, da Fama Investimentos.

Para Weber, com a aquisição, a Perdigão confirma o plano de se tornar uma empresa global de alimentos. “O potencial de crescimento em lácteos é muito grande”, observa.

Mas há outras razões para a valorização – que explicam também a alta da Sadia. “A expectativa é de um segundo semestre bem diferente do primeiro”, afirma Weber. Ele explica que as empresas esperam uma retomada dos embarques de carnes de frango e suína a partir do segundo semestre.

No primeiro trimestre, os resultados dos frigoríficos foram afetados pela queda das exportações de frango por causa do temor da gripe aviária na Europa e Oriente Médio. O embargo russo ao Brasil por causa da aftosa também prejudicou. Mas, observa Weber, “há mais de um mês não há notícia de novos casos de gripe na Europa e a expectativa é de que a Rússia retire o embargo ainda este mês”. Só o Rio Grande do Sul pode exportar hoje ao mercado russo.

Klotz lembra que a Sadia vinha se valorizando na semana terminada em 19 de maio, enquanto a Perdigão estava em queda. As ações da Perdigão estavam baratas em relação às da Sadia, o que atraiu investidores. Para ele, a Sadia também está em alta influenciada pelos ganhos da Perdigão.

Comentários de que a Sadia também teria planos de entrar em lácteos ajudaram a sustentar as ações, diz um analista. A Sadia informou que “não comenta rumores”. Também não comentou a valorização.