Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Perdigão lança produtos à base de soja

Especialistas do Centro de Tecnologia da Perdigão realizaram pesquisas durante oito meses para reproduzir exatamente o aroma, o sabor, a consistência e a aparência da carne nos produtos fabricados à base de soja.

Da Redação 18/08/2003 – De olho no mercado de proteína vegetal, a Perdigão coloca no mercado a partir desta semana uma linha de produtos à base de soja, composta por salsicha, hambúrguer, minikibe, cordon verde e Patitas, segmento tradicionalmente abastecido por produtos de origem animal. “A soja ganha cada vez mais destaque na dieta de alimentação saudável. Para se ter idéia, no ano passado foram lançados nos Estados Unidos 500 produtos à base da proteína”, diz Eduardo Jakus, gerente de desenvolvimento de novos produtos.

Segundo Jakus, o segmento de carnes continua a ser o principal negócio da companhia. Ele destaca, no entanto, que é necessário antecipar tendências. “Decidimos investir no novo mercado, que cresce significativamente no Brasil”, diz. A nova linha chega inicialmente a São Paulo e Rio de Janeiro e, em breve, estará em supermercados de todo o País.

A produção inicial oscilará entre 20 e 30 toneladas por mês, mas deve alcançar entre 50 mil e 60 mil toneladas em oito meses. O produto destinado aos consumidores das classes A e B, custa entre duas e três mais que os itens tradicionais, à base de carne.
Especialistas do Centro de Tecnologia da Perdigão, localizado em Videira (SC), realizaram pesquisas durante oito meses para reproduzir exatamente o aroma, o sabor, a consistência e a aparência da carne nos produtos fabricados à base de soja. A empresa enviou profissionais de sua área de desenvolvimento de produtos aos Estados Unidos para estudar as necessidades de adaptação de tecnologia e adequação do sabor ao paladar do brasileiro.

O consumo diário de proteína de soja pode reduzir os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares, de acordo com estudos da Federação Mundial de Cardiologia, aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão americano responsável pela normatização e fiscalização de alimentos. A pesquisa comprovou que a substância isoflavona, presente na soja, pode inibir e prevenir o aparecimento de vários tipos de câncer, como o de mama e da próstata.