Redação (27/11/2008)- Acompanhar permanentemente os rumos e tendências da sociedade em um mundo cada vez mais complexo, exigente e mutante, é a estratégia da Pif Paf Alimentos para garantir sua presença ativa no mercado. Por essa razão, no ano em que comemora 40 anos de atividades, a empresa tomou suas decisões importantes: modernizar sua marca e embalagens e eleger a praticidade como o eixo principal de seu novo posicionamento de mercado.
“Qualidade de produto e de processo, segurança e paladar apurado, sempre foram – e continuarão sendo – os elementos-chave do posicionamento da Pif Paf. São diferenciais competitivos dos quais nem a empresa e tampouco os clientes abrem mão. Porém, o ritmo alucinante do mundo moderno está impondo mudanças profundas no jeito de viver e no comportamento das pessoas,” afirma Luiz Carlos Costa, superintendente da empresa ao explicar que uma das mudanças mais importantes está na maneira e nos hábitos alimentares da sociedade.
Praticidade
“As pessoas estão demandando alimentos saborosos, bem feitos e práticos de fazer e do comer,” pondera Luiz Carlos Costa. Foi com base nessa constatação que a Pif Paf Alimentos modernizou sua marca e embalagens e definiu seu novo posicionamento de mercado centrando-o praticidade. A nova proposta busca enfatizar seu diferencial focando-o, sem abrir mão do paladar, na rapidez e a facilidade que seus produtos trazem ao cotidiano das pessoas.
Com base em uma pesquisa de mercado – que levantou as percepções sobre a marca Pif Paf em estados específicos – e em uma profunda compreensão do comportamento dos produtos no ponto-de-venda – resultado de visitas a lugares que comercializam ou não Pif Paf, a agência estabeleceu a estratégia de comunicação a ser seguida.
Em primeiro lugar, definiu-se que a comunicação deve transmitir, sensorialmente, a informação de que o produto é gostoso. Ao lado da praticidade, é essencial destacar o sabor e a qualidade dos alimentos – motivação fundamental de compra. Além disso, a Lápis Raro entende que o posicionamento de uma empresa não se concretiza apenas na comunicação, mas em suas ações como um todo. Dessa forma, o conceito de praticidade deve estender-se a todos os aspectos do produto, que precisa ser fácil de encontrar, de abrir e de preparar.
Embalagens
A partir daí, a Lápis Raro propôs uma série de ações para garantir a presença da Pif Paf no dia-a-dia das pessoas. “Começamos pela reformulação das embalagens, que ganharam uma identidade mais precisa,” conta Carla Madeira, Diretora de Criação da agência. Ela explica que a logomarca passou a ocupar um espaço fixo e de fácil visualização em todas as embalagens; além disso, adotou-se um padrão de cores definido e independente do produto trabalhado e imagens com forte appetite appeal. “Assim, os produtos Pif Paf tornaram-se mais atraentes e podem ser rapidamente reconhecidos nos pontos-de-venda”, diz Carla.
Para apresentar as novidades, a Lápis Raro criou uma campanha de amplo alcance, que aproveita vários pontos de contato com a marca – da comunicação via produto até a mídia de massa. Em Vitória, uma campanha com ênfase em pizzas ressaltando o sabor e a rapidez do preparo já foi veiculada. Os materiais de ponto-de-venda – cartaz, móbile, wobbler e testeira – foram alinhados a uma estratégia de marketing. E, por fim, peças de apoio e futuras ações de oportunidade completam a comunicação, que procura aumentar a lembrança da Pif Paf e se aproximar cada vez mais do consumidor.