A divisão de microbiologia da 3M do Brasil lança uma placa para controle de Listeria spp (gênero da espécie monocytogenes). O produto pode verificar a inciência de Listeria nos ambientes que envolvem produção de alimentos e bebidas. “Por meio dos resultados obtidos com essa placa de triagem, os profissionais podem estabelecer, com um nível maior de detalhamento, as possíveis ações corretivas no processo industrial”, afirma a especialista de serviço técnico da divisão de microbiologia da 3M do Brasil, Adriana Tassinari.
O resultado do teste realizado com a nova placa 3M varia de 28 a 31 horas e pode ser quantitativo. Essa característica possibilita que profissionais tenham medidas indicativas que possam ser comparadas aos limites pré-estabelecidos, no que diz respeito à incidência de Listeria spp. nos ambientes de produção. “Ou seja, o produto fornece mais dados para que os profissionais definam que tipo de ação deve ser tomada”, explica Adriana. A obtenção de resultados positivos significa que, pela incidência de Listeria spp. (genérica) há condições favoráveis para o desenvolvimento da Listeria monocytogenes.
Por ser psicrotrófica, a Listeria tem alta capacidade de multiplicação em ambientes refrigerados, se comparada a outros microorganismos ambientais. A placa produzida pela 3M é capaz de identificar a incidência da bactéria em ambientes frios. A ingestão do alimento contaminado com esse tipo de bactéria pode causar infecção em recém-nascidos, grávidas, idosos e adultos que tenham o sistema imunológico comprometido.
A placa foi lançada em dois eventos realizados em Minas Gerais e voltados ao segmento alimentício.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da 3M