Da Redação 24/10/2003 – 13h49 – A Perdigão conquistou o Prêmio Expressão de Ecologia 2003, na categoria Controle de Poluição, pelo conjunto do trabalho realizado em sua unidade de Capinzal (SC). Promovido anualmente pela Revista Expressão, importante publicação político-econômica da região Sul, o evento está em sua 11a edição. O tema apresentado este ano foi A água no contexto da Educação e da Preservação, uma vez que 2003 é o Ano Internacional da Água Doce.
O case da unidade de Capinzal “Controle ambiental garante uma produção em harmonia com o Meio Ambiente” consiste no aprimoramento progressivo dos sistemas de tratamento de efluentes líquidos, controle de emissões atmosféricas e resíduos sólidos, além da redução do consumo de água e energia. Os jurados destacaram que a empresa investiu maciçamente em equipamentos e treinamento com a finalidade de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental naquela planta, que processa por dia 700 toneladas de produtos.
Entre as ações que contribuíram para que o sistema total de tratamentos de efluentes da unidade tenha eficiência de cerca de 96% na remoção de matérias orgânica, superando a exigência legal que é de 80%, destacam-se: investimentos em aeração nas lagoas de tratamento, que propiciaram maior redução de concentração de matéria orgânica, e instalação de um sistema de flotação, que possibilita a retenção de óleos e graxas.
PRÊMIOS
A Revista Expressão, ganhadora do Prêmio Ethos de Jornalismo 2003, é a maior publicação de economia do Sul e tem forte atuação ambiental na região. O Prêmio Expressão de Ecologia é o mais importante em sua categoria no país e este ano recebeu 75 inscrições. Seu objetivo é reconhecer e premiar as iniciativas inovadoras de empresas, instituições e entidades com gestão ecológica exemplar.
Esta é a terceira vez que a Perdigão recebe a premiação na categoria Controle de Poluição. Em 1995, a premiação foi conquistada com o case “Perdigão e o Rio do Peixe” da unidade de Videira e, em 2001, o case vencedor foi “Produção com sustentabilidade ambiental” em Serafina Corrêa.
Este ano, a Perdigão recebeu também o troféu do Prêmio Fritz Müller, uma das principais premiações para o setor que a Fundação de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (FATMA) e o Governo do Estado oferecem às empresas e entidades públicas ou privadas, que se destacam por suas ações em defesa da natureza e da qualidade de vida dos catarinenses. Na edição 2003, o prêmio destinou 12 troféus e 10 menções honrosas para personalidades, empresas e prefeituras. A Perdigão foi premiada pelo conjunto de iniciativas em sua unidade de Videira.