A suinocultura e avicultura são afetadas constantemente por mudanças nas regras de comercio internacionais e também as constantes mudanças da percepção dos consumidores que cada dia mais se preocupam como os padrões de produção. Para isso é necessário melhorar cada vez mais os processos produtivos.
Dra. Aline Remus Research Scientist PRP at Agriculture and Agri-Food Canada explicou em sua palestra 19o. Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos, que atualmente a preocupação do sistema produtivo é agregar valor, utilizando uma matéria prima para gerar uma proteína que atenda a demanda de diferentes mercados. Outro ponto é o aumento da eficiência da proteína vegetal para a produção de proteína animal.
Para isso a nutrição de precisão vem para resolver esses problemas através da análise de dados de cada animal atendendo suas necessidades. Para implementar a nutrição de precisão é necessário dispositivos de medição; métodos de cálculo e dispositivos de controle. “Assim serão formuladas dois tipos de ração, uma para atender os animais, ou grupo de animais, mais exigentes no primeiro dia de crescimento e a B para atender as exigências do animal menos exigente no ultimo dia de crescimento”, exemplificou a pesquisadora
A pesquisadora também apontou como ferramenta importante os comedores inteligentes que regula a quantidade de ração de acordo com o peso do animal, chegando a média desejada. “Provavelmente o que veremos em pouco tempo serão esses equipamentos que registram os pesos e que permite controlar a quantidade de ração e peso dos animais, conseguindo ate alimentar macho e fêmeas de forma diferente.”
Sobre o Seminário
O Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos – Nutrição de Precisão trará para o debate importantes aspectos de como a tecnologia deve impactar os processos de alimentação em granjas, trazendo dietas balanceadas frente às necessidades dos animais, além de como as tecnologias 4.0 irão transformar a rotinas nas propriedades de suínos e aves. As discussões irão ocorrer no dia 14 de abril, no período da manhã, dentro da programação técnica da AveSui América Latina Online 24H/7D, edição digital da principal feira da indústria latino-americana de aves e suínos.
AVESUI AMÉRICA LATINA ONLINE
A AveSui América Latina Online 24H/7D acontece neste ano em uma plataforma digital entre os dias 13 e 15 de abril, com acesso gratuito à área de feira. Para isto, basta fazer o credenciamento antecipado no site do evento. Os valores para participação no 5º Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão e no 19º Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos estão já estão disponíveis, assim como suas programações. A edição deste ano da AveSui América Latina Online 24H/7D tem o patrocínio da certificadora NSF.