Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EUA

Processadora de carne suína vai pagar US$ 83 milhões para resolver reivindicações de fixação de preços

Smithfield Foods Inc. disse que vai resolver litígios que acusam várias empresas de conspirar para limitar a oferta no mercado de carne suína

Processadora de carne suína vai pagar US$ 83 milhões para resolver reivindicações de fixação de preços

O acordo com a Smithfield resolve reivindicações antitruste de compradores “diretos”, como a Maplevale Farms, que acusou as maiores empresas de carne suína do país de terem fixado os preços a partir de 2009 e requer a aprovação do juiz-chefe John Tunheim do Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Minneapolis.

Keira Lombardo, diretor administrativo da Smithfield, disse que o acordo elimina uma “parte substancial” da exposição da empresa baseada em Smithfield, Virgínia no litígio. Ela também disse que a Smithfield negou qualquer responsabilidade ao concordar com o acordo e acreditava que sua conduta sempre foi legal.

Clifford Pearson, advogado dos compradores diretos, não quis comentar.

A Hormel Foods Corp, a unidade da JBS USA da brasileira JBS SA, a Tyson Foods Inc e a provedora de dados Agri Stats Inc estão entre os outros réus no litígio.

Smithfield e essas empresas também são réus em litígios de fixação de preços relacionados em Minneapolis por compradores comerciais e outros compradores “indiretos” de carne suína, como restaurantes e delicatessens.

O litígio é semelhante ao litígio no tribunal federal de Chicago, onde os compradores acusaram empresas como a Tyson, Perdue Farms Inc e a Pilgrim’s Pride Corp, de propriedade majoritária da JBS, de conspirar para fixar os preços do frango de corte.