Plantel produtivo de 1.600 bisavós de elite. Geração anual de 7.000 fêmeas-avós para reprodução, 220.000 matrizes comerciais impactadas no mercado e uma produção anual correspondente a 500.000 toneladas de carne suína (equivalente carcaça). Para a cadeia da carne suína, esse é o significado econômico do novo complexo de granjas de multiplicação genética que o Grupo Amep, através de sua subsidiária Arapé, começou a implantar em Bambuí (MG), em parceria tecnológica com a Agroceres PIC e investimentos da ordem de R$ 12 milhões.
Serão 28.000 m2 de instalações totalmente modernas. O novo projeto trabalhará apenas com sêmen coletado diretamente da Granja Núcleo Agroceres PIC, em Patos de Minas, mantendo assim os animais da nova granja da Arapé sempre com máxima atualidade genética.
Pelo cronograma, as obras estarão concluídas em julho de 2011, quando terá início o povoamento da granja com o plantel de fêmeas-elite, cuja primeira produção comercial chegará ao mercado no início de 2012. Além da multiplicação de avós, a nova granja também produzirá cevados para abate.
De acordo com Roberto Magnabosco, gerente geral da Arapé, o novo empreendimento deverá ser referência em eficiência produtiva na região, pois dispõe de alta tecnologia e os mais rígidos padrões de segurança sanitária em suinocultura. Um grau de excelência que também estará presente em seu plantel, formado integralmente com animais da Agroceres PIC, a genética líder do mercado.
A parceria com a Agroceres PIC também envolve aporte tecnológico em manejo e gestão zootécnica, e seu diretor – Alexandre Furtado Rosa – assim destaca o valor estratégico da nova granja: “Cada vez mais a suinocultura tem que investir em capacidade de produção e atualidade tecnológica, pois a importância do suíno no consumo interno e nas exportações brasileiras não pára de crescer”.
Grupo AMEP
Além da Arapé, o grupo AMEP controla outras empresas de marcante presença no mercado: a Prodoeste (representante Mercedes-Benz, Michelin, Massey e Petrobrás); a Com Energia (combustíveis e lubrificantes); e as viações Campo Belo e Formiga, no transporte de passageiros e de cargas. Fundada em 1980, a Arapé foi a primeira granja multiplicadora da Agroceres PIC e a primeira empresa de multiplicação genética terceirizada, no Brasil.
Agroceres PIC
Agroceres PIC é a maior empresa de genética suína do Brasil – parceria com a PIC (Pig Improvement Company), líder mundial no setor. É a genética mais avançada do mundo e seus leitões destacam-se pela eficiência superior em rendimento de cortes nobres, qualidade de carne, velocidade de crescimento e conversão alimentar. Pertence ao Grupo Agroceres, que neste ano comemora 65 anos de atuação no agronegócio.