A Coopercentral Aurora Alimentos é uma das maiores empresas do país. De acordo com o anuário Maiores & Melhores: as 1000 maiores empresas do Brasil, publicado neste mês pela revista Exame, a empresa ocupa o 116o lugar no plano nacional e o 12o lugar na região sul.
Criado há 39 anos pela Editora Abril, o anuário tornou-se o mais amplo e confiável retrato do ambiente empresarial brasileiro. O levantamento está fundamentado no balanço do exercício 2011 e em base de dados oficiais.
As empresas ranqueadas foram avaliadas conforme critérios de excelência empresarial desenvolvido pelo ranking Melhores & Maiores: uma ponderação de resultados obtidos em crescimento das vendas, lucro, patrimônio, rentabilidade, capital circulante líquido, liquidez geral, endividamento, riqueza criada, número de empregados, riqueza criada por empregado, controle acionário e EBITDA, abreviatura da expressão inglesa que significa lucro antes de descontar os juros, os impostos sobre o lucro, a depreciação e a amortização.
Na classificação geral nacional por vendas, a Coopercentral Aurora subiu 17 posições e passou para a colocação 116.
No universo do agronegócio brasileiro, a Aurora é a 25a maior empresa do país, mas é a segunda do segmento de aves e suínos. Entre as 50 maiores, ocupa a quinta posição pelo critério de número de empregados, a 28a posição pelo critério de lucro e a 47a posição pelo critério de ativos totais. No ranking geográfico da região sul detém a quinta maior receita.
BASE DE ANÁLISE
O desempenho da Aurora do ano passado gerou os números avaliados para o ranking da revista Amanhã. Forte presença no mercado interno (onde obtém 84,5% de suas receitas) e um incremento de 24% na receita operacional bruta (que atingiu 3,8 bilhões de reais) foram os destaques do desempenho da Coopercentral Aurora Alimentos em 2011. O resultado líquido positivo (sobras, no jargão do cooperativismo) foi de 138,9 milhões de reais, ou 3,95% da receita líquida.
Convergiram para esses esforços o rigoroso controle do planejamento comercial, alinhado ao processo de atendimento logístico operacional eficaz e uma produção de qualidade, referenciada em 76 lançamentos e no mix com mais de 800 produtos alimentícios.
As vendas no mercado interno contribuíram com 84,59% da receita total e atingiram 3 bilhões 290 milhões de reais, com uma evolução de 22,8% em relação ao ano anterior. As vendas no mercado externo corresponderam a 15,41% da receita global e totalizaram 599,4 milhões de reais, registrando expansão de 30,5%.
A Coopercentral manteve a posição de uma das maiores abatedoras de suínos do país. As sete plantas de processamento de suínos localizadas nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul totalizaram 3 milhões 529 mil cabeças abatidas, com aumento de 6% em relação a 2010. O abate de aves foi incrementado em 30% e totalizou 142,4 milhões de frangos abatidos nas cinco plantas instaladas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Aurora aumentou em 31,8% o volume de leite recebido em 2011 para processamento. Onze cooperativas agropecuárias entregaram 398,2 milhões de litros durante o ano.