Redação SI 04/03/2004 – 05h08 – Abates experimentais reabrem hoje o Frigorífico Alibem, em Santa Rosa, no noroeste do Estado. A planta, que pertenceu até dezembro à Chapecó Alimentos, estava inativa desde meados de 2003. O governador Germano Rigotto participa da solenidade, a partir das 10h30min.
Até o dia 8, ocorrem apenas testes na unidade. Devem ser abatidos neste período cem suínos por dia. Após essa data, será avaliada a capacidade do frigorífico, conforme o gerente-geral da unidade de Santa Rosa, Juscelino Gonçalves. Continuam as reformas no prédio. A linha de abate e desossa já foi concluída e duas câmaras, restauradas. Nas últimas semanas, já haviam sido realizados abates.
Duzentos funcionários, todos demitidos do Chapecó, foram contratados e há 1.170 pessoas cadastradas. A unidade chegou a ter mil empregados. A partir de 2002, o quadro foi sendo dispensado.
A retomada das atividades, ainda que experimentalmente, ocorre em um clima de consenso entre as duas empresas. Em janeiro, a Alibem solicitou a revisão dos valores do contrato de arrendamento com opção de compra depois de ter verificado o alto preço a ser investido para colocar a unidade em funcionamento. A empresa se surpreendeu com a deterioração de máquinas e estruturas quando passou a ocupar o prédio. O valor da transação acertado inicialmente foi de R$ 21,5 milhões. A Chapecó descontou R$ 6,5 milhões do total.
“Queremos resolver a questão social”, diz o diretor-presidente da Chapecó, Celso Schmitz.
Como condição, a Alibem deverá comprovar o que gastou na reforma do prédio e entregar máquinas que não usar.