Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Receita da BRF chega a R$ 7,2 bilhões no 3º trimestre

Na comparação com o segundo trimestre de 2012, o aumento da receita foi de 5,1%.

Receita da BRF chega a R$ 7,2 bilhões no 3º trimestre

A receita líquida da BRF no terceiro trimestre somou R$ 7,2 bilhões, valor que representa crescimento de 14,3% ante o mesmo período do ano anterior. Na comparação com o segundo trimestre de 2012, o aumento da receita foi de 5,1%, enquanto o resultado EBITDA atingiu  7,9% do faturamento líquido da companhia, chegando a R$ 565 milhões.

Vale destacar que, durante o terceiro trimestre, a empresa cumpriu integralmente o acordo firmado com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), concluindo uma das etapas mais importantes do processo de fusão. E conforme esperado pela companhia, tais operações impactaram os resultados, também afetados pela conjuntura econômica mundial.

Apesar desses fatores, as receitas alcançadas nos segmentos de atuação da BRF no 3º tri foram muito positivas, com evolução de 7,4% no mercado interno, 26% nas exportações, 4,8% em lácteos e 8% em food service. O volume de vendas registrou crescimento de 4,3%, totalizando 1,6 milhão de toneladas.

A recomposição de preços amenizou parcialmente a pressão dos custos das principais matérias primas sobre as margens operacionais no 3º tri. Mas os reflexos ainda foram significativos, uma vez que os custos do milho, por exemplo, sofreram aumentos de até 26,3% no período ante o segundo trimestre desse ano.

No trimestre, a margem EBITDA recuou 3,6 pontos percentuais. O lucro bruto totalizou R$ 1,5 bilhão, queda de 5%, e o lucro líquido foi de R$ 90,9 milhões, 75% inferior em relação ao terceiro trimestre de 2011.

Durante o ano, foram lançados 283 produtos, contemplando ampliação do portfólio, reposicionamento de marcas e/ou categorias e agregação de valor. No trimestre terceiro, os lançamentos somaram 115 produtos, assim distribuídos: Food Service – 18, mercado interno – 51; mercado externo – 31; segmento de lácteos – 15.

MERCADO INTERNO

As vendas no mercado interno atingiram R$ 3,1 bilhões no trimestre, 7,4% superior em relação ao exercício anterior. No acumulado do ano, as receitas totalizaram R$ 9 bilhões, com volumes praticamente estáveis.

MERCADO EXTERNO

A receita com as exportações chegou a R$ 3,1 bilhões, crescimento de 26% ante o 3º tri de 2011. O destaque ficou para o Oriente Médio, onde a receita cresceu 46,5%.

A despeito do cenário adverso — maior oferta de suínos e aves registrada durante o ano em países importadores, além dos elevados custos dos grãos — foram embarcadas 628,3 mil toneladas, volume 11,7% superior.

No acumulado do ano, a receita evoluiu 12%, chegando a R$ 8,2 bilhões, e os volumes cresceram 10%, atingindo 1,85 milhão de toneladas.

LÁCTEOS

No segmento de lácteos, o aumento da receita foi de 4,8%, totalizando R$ 692,3 milhões no 3º tri, enquanto no acumulado o crescimento foi de 6%, somando R$ 2 bilhões. 

A Batavo, marca do portfólio da empresa, é atualmente a terceira no mercado de iogurtes, com 10,9% de participação. Com o lançamento de Pedaços, iogurte com até dez vezes mais frutas que os similares, a marca cresceu 3,4 pontos na categoria copos entre abril e setembro deste ano (dados Nielsen). Esse desempenho demonstra o alinhamento da área de lácteos com a tendência de mercado de agregar valor aos seus produtos.

FOOD SERVICE

No terceiro trimestre, a área de Food Service apresentou crescimento tanto em receita quanto em volume. As vendas ficaram 8% acima, atingindo R$ 354 milhões, enquanto os volumes aumentaram 2,6%. No acumulado do ano, os volumes cresceram 6% e a receita, 9%, chegando a R$ 1 milhão.