O mercado interpretou como muito severas as recomendações da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), vinculada ao Ministério da Fazenda, para aprovar a fusão da Sadia com a Perdigão – negócio que criou a BR Foods. Em seu parecer, a Seae ofereceu duas opções à empresa. A pior delas, segundo os analistas, é a que sugere que a BR Foods licencie, por pelo menos cinco anos, uma de suas duas marcas mais poderosas – Sadia ou Perdigão.
Não é à toa que essas marcas batizavam as empresas que, unidas, deram origem à BR Foods. Travando uma acirrada disputa pelo mercado de alimentos industrializados, as duas acabaram se tornando líderes do setor no Brasil – até decidirem juntar forças. Por isso, arrendar uma das marcas, além das fábricas e funcionários a ela atrelados, não seria a melhor saída para a companhia. “Faz mais sentido se desfazer de mais marcas em outros setores, e preservar a Sadia e a Perdigão”, afirma Cauê de Campos Pinheiro, analista da corretora SLW. “Mesmo assim, acho que a empresa deve brigar pelas marcas mais importantes em cada segmento em que atua.”
Mas o porte da fusão não foi ignorado pela Seae. “A operação gera concentração de mercado em quase todos os mercados relevantes analisados, com exceção dos mercados relevantes de carne bovina, suína e de frango in natura e de batatas e vegetais congelados”, informou a secretaria em seu parecer. Por isso ela sugeriu que a operação seja aprovada com restrições e indicou as duas alternativas.
Venda de marcas
A segunda opção dada pela Seae é a menos dolorida para a BR Foods, de acordo com o mercado. Trata-se de vender um bloco de marcas – e os ativos correspondentes – formado por Batavo, Rezende, Confiança, Wilson e Escolha Saudável.
Especificamente, no que se refere às margarinas, a secretaria sugeriu, adicionalmente, a alienação do conjunto de marcas, acompanhadas dos respectivos ativos produtivos, adquiridos da Unilever – Doriana, Claybom e Delicata. E também a adoção de medida comportamental pela qual a empresa se obriga a divulgar e submeter ao Cade seus programas promocionais de fidelidade e bonificação junto aos pontos de venda, com o intuito de torná-los mais transparentes.