Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportações

Recorde de volumes em frango, mas queda no preço

Na avicultura, os volumes exportados chegaram a crescer 15% em relação ao mesmo período de 2019

Recorde de volumes em frango, mas queda no preço

O Brasil registrou novo recorde nas exportações de carne em maio, de acordo com o Ministério da Economia. Na avicultura, os volumes chegaram a crescer 15%, em termos de média diária, em relação ao mesmo período de 2019. Com isso, atingiram o maior volume já registrado para o mês.

De acordo com relatório do banco BTG Pactual, o real mais fraco, em torno de 41% em relação ao ano anterior, ajudou no desempenho das vendas. Por outro lado, os preços pagos pela proteína brasileira foram decepcionantes, afirma o BTG. Em maio, os valores por tonelada foram de 1.340 dólares, o que representa 9% menos que o mês anterior. O menor valor desde 2009.

Para os analistas do BTG, a forte desvalorização do real pode ser uma explicação. Isso porque os preços das proteínas de origem animal geralmente caem com movimentações do câmbio desse tipo. No entanto, há excesso de oferta também.

Brasil, Estados Unidos e China vivem alto nível de produção, o que pode ter desempenhado papel importante na queda de preço do frango. Nesse sentido, o banco avalia, a Covid-19 deve reequilibrar o mercado, uma vez que Brasil e EUA podem ter de reduzir a produção nesse momento. Isso deve reajustar as margens dos players do setor.