Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reforço de peso para a Avicultura catarinense: Avepar vai abater 150 mil aves/dia

<p>A moderna planta de abates que será inaugurada neste sábado tem capacidade para abater 10mil aves por hora e vai gerar 1.500 empregos diretos.</p>

Redação (02/12/2008)- O impacto econômico e social do início do funcionamento do Frigorífico da Avepar – Aves do Parque, do empresário Celso Mattiolo em Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina,  já pode começara ser medido ainda este ano. Na reconstrução de uma das mais modernas plantas de abate da América do Sul foram investidos mais de R$30 milhões, recursos vindos do BNDES, via BRDE e Banco do Brasil. Os fornecedores  de matéria prima e serviços utilizados na obra são empresas da região  ou com representantes que atuam em Santa Catarina, o que gerou emprego e renda acima da média nos últimos oito meses, prazo estabelecido pelo próprio empresário para reconstruir a unidade de abates destruída pelo fogo em dezembro de 2007.
A nova Unidade Industrial da Avepar – Aves do Parque vai incrementar ainda mais a produção catarinense , estado líder em exportações de frango, sendo responsável por 26,4% do total do volume embarcado pelo Brasil. Santa Catarina é também o segundo maior produtor nacional, aperde apenas para o Paraná.
O frigorífico que  começa o abate este mês tem capacidade para processar 150 mil aves/dia e vai gerar cerca de 1.500 empregos diretos e outros 1.500 indiretos quando estiver operando em plena capacidade. A mão de obra local e regional  contratada deve provocar um incremento importante para  a economia da Região Oeste de Santa Catarina. Além do impacto social, de gerar emprego e treinar a mão de obra da região, o frigorífico vai representar um aumento significativo  nos abates de frangos do estado. Contribuindo para o crescimento da produção brasileira de carne de frango  que este ano deve  ficar em torno dos 11 milhões de toneladas,  7% acima do que o produzido no ano passado.

O empresário Celso Mattiolo afirma que o início dos abates representa uma nova era para a região, porque trás uma expectativa  positiva para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho e para a economia da região “ A Avepar –  Aves do Parque, chega ao mercado com um produto diferenciado, fruto da determinação e persistência. Treinamos e preparamos a mão de obra e nossos colaboradores tem consciência da responsabilidade de produzir alimentos de excelente qualidade. Nossa determinação e reconstruir o frigorífico em prazo recorde contagiou toda a equipe, por isso a reinauguração vai ser uma festa ainda maior, uma celebração da superação” declara emocionado Mattiolo.
Cenário da avicultura
Mattiolo acredita que o cenário da economia mundial tende a se estabilizar e com isso concretizar as projeções para 2008 e para o próximo ano, já que a produção e a exportação brasileira registra um crescimento vertiginoso na última década, levando o Brasil para o posto de maior exportador mundial.
Dados do setor avícola brasileiro mostram que no acumulado do ano, janeiro até outubro as exportações de carne de frango foram de 3,1 milhões de toneladas, mantendo  um crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita cambial nos dez meses somou US$ 6 bilhões,  representando uma alta de 54%.
Outro  fator  positivo segundo Mattiolo é que hoje o  frango é a carne mais consumida no Brasil,  pelo segundo ano consecutivo. Portanto um produto com mercado em crescimento em função das tendências do consumidor procurar fontes saudáveis de proteína, preocupados com a saúde e qualidade de vida.
A nova Unidade de Abates vai ser inaugurada no próximo dia 06 de dezembro, sábado com a presença de autoridades e da comunidade de Abelardo Luz e região.