Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado interno

Relação de troca do vivo por insumos tem 5ª redução mensal

No caso do farelo de soja, os valores registram avanço, mas de forma menos intensa que o animal vivo

Relação de troca do vivo por insumos tem 5ª redução mensal

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (21/07) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Aaqueda no preço do milho e a valorização do suíno vivo entre junho e a parcial de julho vêm sustentando, pelo quinto mês consecutivo, um cenário mais favorável ao produtor, à medida que mantém em recuperação o poder de compra do suinocultor frente ao insumo.

No caso do farelo de soja, os valores registram avanço, mas de forma menos intensa que o animal vivo, contexto que também resulta em melhora na relação de troca ao produtor. No mercado de milho, segundo a Equipe Grãos/Cepea, a colheita segue acelerada na maior parte das regiões, elevando a oferta e pressionando os valores.

Em relação ao farelo de soja, ainda de acordo com a Equipe Grãos/Cepea, o crescimento das demandas doméstica e externa pelo derivado contribuíram para a elevação dos preços, que registram alta mensal de 5,7%, enquanto para o suíno vivo negociado na região de SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba), a valorização é de 11,4%.