O Groupe Doux, primeiro produtor europeu e um dos líderes mundiais na exportação de aves e produtos elaborados à base de aves anuncia seus resultados financeiros do exercício 2009, fechado em 31 de dezembro de 2009: um resultado operacional (EBITDA) de 104,3 milhões de euros, ou seja 7,6% do faturamento líquido contra 5,6% em 2008, e um resultado líquido de 12 milhões de euros. Esta evolução favorável da rentabilidade do Grupo foi realizada durante um exercício marcado por níveis baixos de preços de venda no início do ano, e de um ajuste dos volumes. O faturamento foi de 1,309 bilhão de euros.Os resultados 2009 demonstram:
Adaptação das vendas à conjuntura econômica
O ano de 2009 se caracterizou por uma ligeira diminuição dos volumes de venda com relação a 2008 ( 3%), ligados a um primeiro trimestre particularmente difícil nos mercados de exportação. Os preços médios de venda nos mercados internacionais reduziram consideravelmente no 1° trimestre de 2009 devido ao escoamento maciço dos atores brasileiros ocasionando uma oferta superior à demanda. Somente no 2° trimestre de 2009 é que assistimos a uma correção progressiva dos preços de mercado na exportação.
Durante este período, o Grupo optou inicialmente por reduzir seu estoque para depois aumentá-lo progressivamente, concentrando-se em mercados mais promissores. No final do ano, o Grupo registrou um recorde em termos de volumes vendidos, com mais de 47.000 toneladas de frangos inteiros vendidos somente no mês de dezembro.
Posições reforçadas na exportação
O Grupo também soube compensar a contração do mercado francês como um todo e aumentar suas vendas para a Grande Exportação: em 2009, o Grupo continuou a crescer na Arábia Saudita e reforçou sua presença em outros países do Oriente Médio, conquistando novos mercados como o Iraque, o Irã e a Jordânia.
Paralelamente, o Grupo continuou a se desenvolver no Brasil durante o ano de 2009. O crescimento em volume dos produtos elaborados de maior valor agregado, como a salsicha, bem como uma política comercial e de marketing orientados, trouxe resultados e permitiu a melhoria das margens. O desenvolvimento das implantações comerciais no país e a otimização dos custos de produção devem reforçar ainda mais a presença do Grupo neste mercado nos próximos anos.
Melhoria da produtividade global e continuação da reorganização industrial
Redução das ferramentas industriais e concentração da produção realizada em 2008 na França com: redução das despesas fixas (- 10%); correção das margens da atividade Resfriados (em progressão de 11 milhões de euros de Ebitda).Outras medida do grupo será programas de redução dos custos no Brasil resultando em melhoria da produtividade (+ 11%) e redução de 23% dos custos em logística com à otimização dos trajetos nos mercados domésticos e marítimos.
No Brasil
Seguindo a mesma orientação do Grupo, o Brasil vem seguindo seu caminho de produção e adequação aos mercados consumidores, com produção crescente, investimentos e adequação de produtos.
Os resultados obtidos asseguram a consolidação do trabalho no país. Houve aumento na produção do Mercado Interno, principalmente com produtos de maior valor agregado, que teve crescimento de mais de 15% no último ano. Além disso, houve uma adequação da produção para o Mercado Externo, com a manutenção dos mercados existentes e chegada a novos mercados.
Os resultados foram expressivos em 2009, fruto do alinhamento da estratégia comercial do Grupo nos mercados internacionais e domésticos, bem como da firmeza das ações de otimização de processos e contenção de despesas.
Os números hoje divulgados colocam a companhia como uma das empresas de melhor performance do setor e são o resultado de uma trajetória de sucesso do Groupe Doux no Brasil.
Desde a implantação no Brasil, a operação da Doux cresceu cerca de 140% em volume de abate de frango e 230% em volume de abate de suíno, ao mesmo tempo em que seu faturamento aumentou 350% devido aos produtos de maior valor agregado.
Este crescimento foi compartilhado com as cadeias produtivas: neste período, a companhia aumentou cerca de 70% o número de colaboradores diretos, 270% o número de criadores integrados e 300% o volume de compras de matéria prima e insumos junto a seus fornecedores.
O crescimento médio das operações Doux no Brasil nos últimos 11 anos foi superior a 20% ao ano.
As perspectivas para 2010
Em 2010, a estratégia do Groupe Doux continuará a concentrar-se em duas principais linhas:
Continuação da política de expansão mundial com desenvolvimento de clientes em mercados em crescimento;estratégia de P&D, marketing e comercial orientada por segmentos de clientela e por mercados. O grupo pretende também manter constante melhoria da produtividade com a continuação da redução dos custos; a otimização permanente dos recursos: rendimento da matéria, rotação acelerada dos ativos, gestão e desenvolvimento das competências.
Os resultados do 1° trimestre de 2010 atestam a pertinência desta estratégia, e estão alinhados com o orçamento. O Ebitda do 1° trimestre de 2010 foi de 25,1 milhões de euros (contra 2,6 milhões de euros no 1° trimestre de 2009) com a previsão de um Ebitda em progressão em 2010, se comparado a 2009.
Segundo Guy Odri, CEO do Groupe Doux, “O ano de 2009 confirma a pertinência da nossa estratégia, e o comprometimento do trabalho das equipes do Grupo. Por um lado, mantemos uma forte presença nos 130 mercados através do mundo, justamente onde o crescimento demográfico e econômico assegurará, nos anos próximos, o crescimento da demanda. Por outro lado, os esforços em prol de uma melhor organização industrial, permitem-nos abordar a competição mundial com instrumentos mais competitivos. Nos nossos mercados tradicionais, sobretudo na França, estamos ativos em segmentos em crescimento (frango clássico e elaborados de aves) que nos permitem obter uma rentabilidade crescente e responder de forma adaptada à evolução da demanda”.