Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frango

Rivelli exporta mais frango

Rivelli Alimentos consolida-se como uma das maiores exportadoras de frango em Minas Gerais, segundo dados do MDIC.

Rivelli exporta mais frango

Segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as vendas de frango mineiro para o Japão, no primeiro bimestre de 2011, geraram uma receita de US$ 3,3 milhões. A Rivelli Alimentos é uma das indústrias que registraram aumento das exportações anunciado pelo MDIC. Há cerca de 8 anos a indústria exporta frango, sendo habilitada atualmente pela União Europeia, o que amplia a possibilidade de comercialização em mercados mundiais mais exigentes. Segundo o diretor Carlos Rivelli, os dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior sobre as exportações de frango no primeiro bimestre de 2011 correspondem à crescente aceitação do produto brasileiro no mercado mundial, e, principalmente, no Japão, que incrementou nos dois últimos anos a aquisição do frango produzido pela empresa.

De acordo com Marcelo Assunção de Oliveira, diretor de vendas da Rivelli, a empresa responde por mais de 90% do volume das exportações mineiras de frango para o mercado japonês. “As vendas crescentes para aquele país são garantidas pela qualidade do frango que exportamos e pelo preço competitivo do produto”, acrescenta. Cotado no máximo por US$ 4 o quilo (preço da coxa desossada), o frango do Brasil compete em preço no mercado japonês inclusive com o peixe, alimento tradicional dos japoneses. “O custo da produção avícola é tão alto no Japão que o país prefere importar o produto, dando  preferência ao Brasil, pois nosso frango tem preço acessível e, além disso, é produzido de acordo com as normas de qualidade e segurança alimentar”, ressalta o diretor.

Apesar da crise no Japão é possível que o país aumente a demanda pelo produto, porque muitos consumidores japoneses procuram comprar grande quantidade de frango para armazenar, com receio de escassez do alimento. A demanda  de frango “in natura” no Japão alcança 30 mil toneladas por mês, sendo 92% deste volume fornecidos pelo Brasil. no ano passado, a Rivelli exportou cerca de 6 mil toneladas de produtos.

Entre outros grandes compradores do frango brasileiro, tem destaque o Canadá, sendo a Rivelli o único fornecedor de Minas Gerais para aquele país, segundo Oliveira. Ele cita também a Holanda, a Alemanha e a França, além dos tradicionais mercados do Oriente Médio entre os compradores mais importantes de frango de Minas e do Brasil.