A Sadia ficou em 5º lugar no ranking das 200 empresas com melhor reputação em todo o mundo, segundo a pesquisa Global Pulse, divulgada pelo Reputation Institute, de Nova York. O ranking é encabeçado pela italiana Ferrero, seguida pela sueca Ikea, pela norte-americana Jonhson&Jonhson e pela brasileira Petrobras. Entre as empresas nacionais, somente Sadia e Petrobras aparecem nas dez primeiras colocações.
Os resultados da pesquisa mostram uma visão geral sobre a percepção dos habitantes de cada país sobre as suas maiores empresas, dando uma medida dos sentimentos de admiração, respeito e confiança que essas corporações inspiram. A Sadia aparece à frente de empresas de grande visibilidade mundial, como Fedex, Google, Microsoft , Honda e Philips.
O ranking das Top200 em reputação é feito a partir de uma pesquisa em 32 países com as 600 maiores empresas do mundo, levando em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) de cada país e as receitas dessas empresas. São também apresentados os resultados com as empresas de cada país, com um detalhamento para as dimensões que compõem a reputação, segundo o modelo do Reputation Institute: Produtos e Serviços, Inovação, Ambiente de Trabalho, Governança, Cidadania, Liderança e Desempenho Financeiro.
Das 600 empresas pesquisadas, a Sadia é uma das 17 empresas mundiais com reputação considerada “excelente” (acima de 80 pontos). A Companhia brasileira obteve a pontuação de 82,06 na classificação para a reputação das empresas, contra 85,17 pontos da Ferrero, que liderou a pesquisa deste ano. A média mundial ficou em 64,20 pontos. Na comparação com outras empresas do seu setor de atuação, a Sadia aparece 12,03 pontos acima da média, que ficou em 69,99 pontos.
Entre as dimensões pesquisadas pelo Reputation Institute em 2009, a Sadia teve maior destaque nos quesitos “Produtos e Serviços” e “Inovação”, nos quais foi a companhia brasileira mais bem avaliada.
“O resultado da pesquisa demonstra a força da marca Sadia e mostra o reconhecimento do consumidor à qualidade e inovação de nossos produtos”, afirma Gilberto Tomazoni, diretor presidente da Sadia.
O Reputation Institute é uma empresa com sede em Nova York, escritórios próprios em sete países (África do Sul, Brasil, Chile, China, Dinamarca, Espanha e Holanda) e representações em todos os continentes. Tem 12 anos de experiência e foi criado com o propósito de desenvolver e disseminar o cohecimento sobre reputação corporativa, identidade e marca e ajudar as organizações a implementar as melhores práticas de gestão nessas áreas.