A Volvo do Brasil, a Sadia e fabricantes de implementos desenvolveram um projeto para aumentar a capacidade de carga das composições rodoviárias que transportam produtos frigorificados.
Batizado de “Vanderléia frigorífica”, a nova composição de seis eixos nasceu da necessidade de adaptação da frota da Sadia aos novos limites das dimensões e pesos definidos por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2007. Com soluções criativas de engenharia, uso de materiais mais leves, o desenvolvimento de um chassi mais curto e a adequação da transmissão, a nova composição tem capacidade para transportar até 30 pallets, de dois a quatro a mais que as congêneres substituídas, ou 33,5 toneladas, cinco a mais do que uma composição frigorífica convencional.
“Mas com a mesma durabilidade e resistência”, afirma Luciano Farago, engenheiro do Centro de Inovação e Excelência Logística da Sadia.”Com esta nova composição, resolvemos o problema de veículos que poderiam ultrapassar o peso permitido pela legislação. Também diminuímos o número de composições rodando, aumentando a capacidade individual de transporte”, completa Farago.