Da Redação 04/05/2005 – A Sadia S. A. encerrou o primeiro trimestre de 2005 com uma receita operacional bruta de R$ 1,9 bilhão, um aumento de 16,1% em comparação ao mesmo período de 2004. Em volume, as vendas cresceram 22,3%.
As margens ainda permaneceram afetadas pela elevação de algumas matérias-primas no final de 2004. No entanto, as margens operacionais apresentaram melhora em comparação ao último trimestre do ano passado, em função do melhor uso de escala de produção, maior diluição dos custos fixos e otimização de vendas em diferentes canais.
O lucro líquido da Sadia, de R$ 100,5 milhões, representou um recuo de 22,2% sobre o primeiro trimestre de 2004.
A demanda no mercado doméstico manteve ritmo de crescimento lento, porém consistente. O reaquecimento da atividade econômica no país ainda não se refletiu sobre o consumo de bens não-duráveis. Mesmo assim, a Sadia registrou receita de R$ 995,2 milhões no mercado interno, 18,4% acima do apurado no primeiro trimestre do ano passado.
A linha de industrializados teve incremento de 10,6% no volume comercializado e de 13,2% em faturamento. Já as vendas de aves foram 96,1% superiores em volume e 64,3% em receita. A maior parte da produção de aves continua sendo direcionada ao mercado externo. O faturamento no segmento de suínos aumentou 3,7%, na comparação entre os primeiros trimestres de 2005 e 2004. A retomada das exportações provocou queda nos volumes vendidos no mercado interno. Associada a uma melhora do mix, a redução da oferta contribuiu para uma elevação de 61,6% nos preços médios.
Durante o primeiro trimestre, a Sadia lançou nove produtos no mercado interno, entre os quais sorvete de chocolate trufado com amêndoas e tortas salgadas com massa de iogurte com recheios de frango e de palmito com catupiry.
As receitas de exportação no trimestre atingiram R$ 907,4 milhões, 13,6% superiores às apuradas em igual período de 2004. Os volumes foram 28,1% maiores. A linha de aves representou 74% do total exportado e registrou crescimento de 24,8% em volume e de 8,6% em faturamento.
O segmento de suínos teve crescimento de 45,2% nos volumes comercializados, com aumento de 83,9% no faturamento. O fim das restrições da Rússia às carnes brasileiras permitiu a rápida recomposição das vendas físicas aos níveis anteriores ao embargo, com preços médios 26,6% acima do mesmo período de 2004.
Já a exportação de industrializados cresceu 41,6%, em comparação ao primeiro trimestre de 2004. O faturamento aumentou 10,7%, em função da conquista de novos clientes e da abertura de novos canais internacionais.
Na divisão das exportações por destinos, a Europa respondeu por 26% da receita da Sadia no mercado externo, seguida do Oriente Médio (24%), da Eurásia (20%), da Ásia e das Américas (cada uma com 14%), e dos Terceiros Mercados (2%).