Redação (07/08/2008)- A Sadia patrocina a sétima edição do Congresso Brasileiro de Agribusiness, um dos principais eventos do setor na América Latina. Organizado pela Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG), o Congresso acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto, em São Paulo, e terá como tema o “Agronegócio e Sustentabilidade”.
Neste ano, a Sadia estará presente em toda a comunicação visual do Congresso Brasileiro de Agribusiness e no site do evento, com link direto para o site da companhia. Além disso, os coffee breaks oferecidos no evento serão preparados com produtos Sadia, a exemplo de embutidos (peito de peru defumado e presunto), Quiche de Queijo, pão de queijo, chicken ball e salgadinhos (kibe, coxinha de frango e bolinha de queijo), entre outros.
A grande novidade este ano no 7º Congresso será a moderação das palestras feita por jornalistas renomados e um talk show com o humorista Chico Anysio. O congresso terá cinco painéis, todos com foco no assunto Sustentabilidade: “Agronegócio e Sustentabilidade”, “Sustentabilidade e o Ambiente Institucional”, “Agricultura, Energia, Química e Sustentabilidade”, “Sustentabilidade no Agronegócio: Ameaça ou Oportunidade?” e “O Ambiente Político e o Crescimento Sustentável”.
O tema do evento está alinhado com a preocupação da Sadia em atuar de forma a construir um equilíbrio entre desempenho econômico-financeiro e responsabilidade socioambiental.
Abaixo seguem algumas iniciativas da Sadia que contribuem para o aprimoramento dos processos em sua cadeia produtiva, visando o uso responsável dos recursos naturais e o respeito aos colaboradores e às comunidades onde a companhia atua.
– Lucas do Rio Verde Legal: O município de Lucas do Rio Verde, um dos principais pólos de desenvolvimento agrícola do Mato Grosso, é cenário para um dos principais projetos da Sadia em andamento: a construção de uma unidade agroindustrial referência tanto no desenvolvimento do processo fabril quanto em desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e as comunidades que estão sob a área de influência do empreendimento. Por conta disso, Sadia e Instituto Sadia fizeram uma parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde (MT), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Procuradoria Geral do Estado e The Nature Conservancy (TNC), ONG que é uma das principais referências do tema no mundo. O trabalho conjunto tem por objetivo maior a regularização socioambiental das propriedades rurais da cidade, compatibilizando o desenvolvimento agropecuário e agroindustrial com a conservação ambiental da região.
– Embalagens com selo FSC: A Sadia passa a usar embalagens certificadas com o selo FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal, em português), entidade internacional que atesta o manejo responsável das florestas em todo o mundo. Todas as embalagens feitas de papel cartão e papelão ondulado utilizadas pela empresa são desenvolvidas com práticas sustentáveis, incluindo processos como o manejo florestal, a fabricação do papel, a produção das embalagens e a impressão dos cartuchos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Sadia, a Klabin e as gráficas Ibratec e Brasil Gráfica, e vem sendo acompanhada de perto pelo Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola.
– Programa 3S: O Programa Suinocultura Sustentável Sadia – Programa 3S tem a finalidade principal de envolver os cerca de 3,5 mil produtores integrados na redução das emissões de gases do efeito estufa e na comercialização de créditos de carbono, usando o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), previsto no Protocolo de Kyoto. Além do macrobenefício que se estende a todo o planeta, o programa tem tido um impacto positivo no micro-universo da vida do suinocultor.
– ISE Bovespa: Em novembro de 2007, a Sadia foi incluída no Índice de Sustentabilidade Empresarial Bovespa, que reúne ações de empresas reconhecidamente comprometidas com o desenvolvimento sustentável.
– Compromissos Voluntários: Com o objetivo de consolidar princípios do desenvolvimento sustentável em toda a cadeia, a Sadia aderiu a compromissos voluntários e envolve diretorias da companhia na implementação dos seguintes compromissos: Pacto Global, Moratória da Soja, Pacto Empresarial pela Integridade e contra Corrupção, Princípios Abrinq – Direitos da Criança e do Adolescente, Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e Campanha na Mão Certa, além do Call to Action – Food Lab e do instrumento de mercado Carbon Disclosure Project.