Da Redação 02/05/2005 – A Sadia aprovou hoje (29), em Assembléia Geral Ordinária realizada em Concórdia (SC), alterações no Conselho de Administração e, em conseqüência, na diretoria executiva da empresa. O atual diretor-presidente, Walter Fontana Filho, foi indicado para a Presidência do Conselho de Administração. A Vice-Presidência do Conselho será ocupada por Eduardo Fontana d”Ávila, que deixa o cargo de Diretor Industrial.
Osório Henrique Furlan ocupará o cargo de 2 Vice-Presidente e o atual presidente do Conselho, Romano Ancelmo Fontana Filho, permanece como conselheiro. Com o ingresso de Eduardo dÁvila no Conselho de Administração – Walter Fontana Filho, Romano Fontana e Osório Furlan já faziam parte dele – Roberto Faldini deixa o cargo de conselheiro da Sadia. Permanecem os seguintes conselheiros: Alcides Lopes Tápias, Everaldo Nigro dos Santos, Francisco Céspede, Marise Pereira Fontana Cipriani, Norberto Fatio, Sérgio Fontana dos Reis e Vicente Falconi.
Após a AGO, o novo Conselho aprovou a indicação de Gilberto Tomazoni, que ocupava a Diretoria de Marketing e Vendas, para o cargo de presidente executivo. Há 22 anos na Sadia, Tomazoni já passou por praticamente todas as áreas da empresa.
Mudanças
As mudanças na Diretoria da Sadia – em particular a saída de acionistas das funções executivas – já estavam previstas no âmbito do Acordo de Acionistas. No Conselho de Administração, Walter Fontana Filho e Eduardo dÁvila, que eram os últimos integrantes do acordo em funções executivas, terão como principal atribuição o Corporate Development, ou seja, o planejamento estratégico da companhia.
O processo de sucessão vem ao encontro do contínuo processo de melhoria de Governança Corporativa da Sadia e ocorre num momento bastante propício, no qual a empresa vem apresentando sucessivos resultados positivos. Segundo Walter Fontana Filho, a opção por um quadro formado na própria empresa reflete o compromisso com a continuidade de seu planejamento. “Tomazoni está há 22 anos na Sadia e já passou por praticamente todas as áreas da empresa. É um profissional altamente qualificado, com profundo conhecimento de nossos negócios”, diz o novo presidente do Conselho de Administração da Sadia.
Investimentos
Concluída essa etapa com sucesso, a empresa retomou, já a partir de 2000, seu volume de investimentos. Naquele ano, foi adquirida a Granja Rezende, com sede em Uberlândia, atualmente uma das principais unidades industriais da Sadia. No ano passado, a companhia foi novamente às compras, adquirindo a Só Frango, com sede em Brasília.
No final de 2004, a Sadia deu início a um novo ciclo de crescimento, que prevê investimentos de R$ 500 milhões ao longo de 2005. Esse valor é o dobro do investido em 2004 e praticamente quatro vezes maior do que a média dos investimentos feitos entre 2000 e 2003.