Os produtores de frango da região de Canoinhas e Monte Castelo, no Planalto Norte, prometem fazer um protesto nesta segunda-feira por causa da perda de mais de 56 mil aves.
As mortes foram provocadas por constantes quedas de energia elétrica. O avicultor Lucas Roskamp registrou a perda de 24 mil aves que estavam com 54 dias e prontos para o abate _ pelo menos 80 toneladas que carne.
As aves morreram devido por causa do calor, já que os aviários precisam ser ventilados constantemente, com a temperatura média entre 26ºC e 28ºC. Sem os ventiladores, a temperatura chega rapidamente aos 40ºC.
Outro produtor que perdeu a produção é Moacir Bail, morador da localidade de Salto d’Água Verde. Mais de 32 mil aves que estavam em dois aviários morreram. O avicultor calcula um prejuízo de mais de R$ 200 mil.
A manifestação deve ocorrer na manhã desta segunda-feira, em Canoinhas. Os avicultores, fumicultores e demais produtores rurais devem se concentrar na Praça do Centenário, em frente à igreja Matriz Cristo Rei, a partir das 7h30.
Ninguém da Celesc na região foi encontrado neste domingo à tarde para comentar as perdas dos produtores e o protesto.