Redação (16/03/2009) – O secretário do Sindicato de Estado e Desenvolvimento Regional (SDR) Ido Mêes, acompanhado do prefeito de Santa Terezinha Genir Antônio Junckes estiveram reunidos com a direção da empresa Tyson em Itaiópolis. Na oportunidade o secretário reafirmou a intenção de inserir os municípios de Mirim Doce, Pouso Redondo. Rio do Campo, Salete, Santa Terezinha e Taió, no plano de expansão que a empresa vai realizar.
Somente em Taió, segundo a Secretaria de Agricultura do município, foram produzidas em 2007, os números de 2008 só serão conhecidos no final dos mês, mas de 16 milhões e seiscentos sessenta mil quilos de aves. São cinquenta produtores e 80 aviários. Com o projeto de expansão da empresa, e a possibilidade de aumentar esta produção, Taió se consolida não apenas com a Festa do Galeto, mas como uma das maiores produtoras de aves da região.
Na edição 510 o jornal "O Barriga Verde" trouxe uma entrevista com Vitor Hugo Brandalize diretor de Produção da Tyson do Brasil. Na oportunidade Brandalize disse que a empresa tem planos de expansão para o país e que espera estar em curto prazo, entre as cinco principais empresas avícolas do Brasil.
A meta da empresa é abater em torno de 800 mil aves por dia nas três principais unidades de produção. A meta é que a unidade São José passe, em curto prazo, a operar em dois turnos de produção, abatendo 176 mil aves diariamente. Já as unidades Itaiópolis e Campo Mourão no Paraná receberão investimentos que possibilitarão que o abate chegue, em cada uma, a 320 mil aves por dia. Para atender este objetivo estratégico, a empresa está direcionando esforços para a seleção de 670 novos integrados, que farão a criação de frangos para abate.
Esta iniciativa vai contribuir para a geração de novos empregos diretos e indiretos, movimentando a economia das regiões em volta das unidades de abate. De olho nestes investimentos e na geração de empregos, rendas e impostos, a SDR de Taió também entrou na disputa, para ampliar a área de investimentos para os seis municípios da regional.
Ainda segundo Brandalize, A Tyson Foods é a maior processadora mundial de carne de frango, bovina e suína. Está na segunda posição entre as maiores produtoras de alimentos da Fortune 500. A companhia desenvolve grande variedade de produtos à base de proteína e alimentos preparados e é reconhecidamente líder nos setores de varejo e serviços de alimentação nos mercados em que atua. Tem clientes e consumidores em todo os Estados Unidos e em mais de 90 países.
A companhia conta com aproximadamente 107 mil colaboradores atuando em mais de 300 unidades norte-americanas e escritórios ao redor do mundo. No Brasil desde setembro de 2008, a companhia anunciou sua entrada no mercado brasileiro de produção de frangos com a aquisição da Macedo Agroindustrial, hoje unidade São José, Avícola Itaiópolis (Avita), em Santa Catarina e aFrangobras, Campo Mourão no Paraná.
Todos os integrados que optarem pelo regime de integração receberão os benefícios diretos como capacitação, educação ambiental, a possibilidade de agregar renda à atividade produtiva, sua fixação à terra, bem-estar social, e contribuirá para a elevação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município e promoção do desenvolvimento (econômico, social e ambiental) sustentável.