Redação SI 23/04/2004 – 05h33 – O Brasil embarcará dentro de dois meses o primeiro contêiner de carne suína ao Japão, o mais cobiçado mercado mundial no setor, que importa um milhão de toneladas desse produto – o dobro de toda a exportação brasileira. Para isso, a Seara Alimentos construiu uma nova fábrica de produtos cozidos de carne suína, inaugurada ontem.
De acordo com o presidente da Seara, Julio Cardoso, a unidade atende todas as exigências de qualidade do mercado japonês. A unidade já foi inspecionada por técnicos do governo do Japão na semana passada e, na próxima semana, será visitada por empresa interessadas na produção local. Cardoso disse que já está tudo encaminhado, restando apenas um acordo entre as autoridades governamentais.
O presidente da Seara afirmou que a abertura do mercado japonês é um passo muito importante e fundamental para a suinocultura brasileira, que precisa diversificar mercados. Caso o Brasil conseguisse pelo menos 10% do mercado japonês já poderia compensar as perdas com a cotas impostas pela Rússia. Além disso o mercado nipônico tem uma boa remuneração e importaria alimentos de alto valor agregado.
O diretor de negócios da área de suínos da Seara, Claudio Vicente Marcon Jr., disse que a nova unidade vai produzir uma nova linha de produtos como lombo, carré e copa, com temperos especiais, adaptados ao mercado japonês e outros clientes em potencial. Também está incluída matéria-prima para restaurantes e pratos prontos. Marcon disse que uma nova linha será lançada em breve, atendendo também o mercado interno.