O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, disse hoje que apoia uma proposta de senadores do país para abrir investigação para apurar supostas práticas anticompetitivas na indústria de carnes.
Os legisladores americanos e o Departamento de Agricultura do país (USDA) querem apurar uma possível concentração na indústria de processamento de carne bovina após um ataque cibernético paralisar as operações da JBS USA, além das interrupções causadas pela pandemia covid-19 dentro das plantas.
Segundo a Reuters, o gabinete de investigação iria se dedicar a prevenir e enfrentar as práticas anticompetitivas e fazer cumprir as leis antitruste nos frigoríficos. “Acho que é uma boa proposta”, disse Vilsack em uma audiência de orçamento no Congresso. “Acho que é parte do que precisa ser feito.”
Quatro empresas, incluindo a JBS, abateram cerca de 85% do gado engordado nos Estados Unidos em 2018, segundo dados do USDA.
Além da movimentação no Congresso, o USDA disse que planeja fortalecer a aplicação de uma lei federal destinada a proteger os agricultores e pecuaristas de práticas comerciais desleais.