Por conta da falta de mão de obra local, um frigorífico com sede em Maringá, PR, responsável pela produção de frango para cinco marcas nacionais, decidiu contratar trabalhadores estrangeiros. Em duas semanas, 214 haitianos e seis senegaleses vão integrar o novo quadro de funcionários das unidades no Noroeste do Paraná, em Maringá e em Paranavaí.
Entre segunda-feira (3) e esta sexta-feira (7), 132 haitianos chegaram à região. O restante, cerca de 90, deve vir até a próxima semana. Eles vão trabalhar nos setores de abate, corte e embalagem das carnes. “Decidimos contratá-los devido à carência de mão de obra na região”, explicou em nota o coordenador de Recursos Humanos (RH) da empresa, Adenilson Xavier.
Esta é a terceira vez que o frigorífico recruta profissionais estrangeiros – as duas primeiras foram somente para Paranavaí. Em 2012, um grupo de dez pessoas foi admitido. Em abril deste ano, houve outros 43. “Se fossemos buscar essa mão de obra aqui, talvez teríamos dificuldade em concluir a ampliação dos negócios da empresa.”