Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústria

Semestre em queda

<p>Agroindústria do País tem recuo de 5,4% nos últimos seis meses, de acordo com relatório do IBGE.</p>

A agroindústria brasileira teve um recuo de 5,4% no primeiro semestre deste ano, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem. Em igual período de 2008, o setor havia crescido 4,1%. A pecuária registrou queda de 4% nos primeiros seis meses deste ano, mais do que a agricultura, que recuou 3,5%.

A pesquisa mostrou ainda que o segmento de inseticidas, herbicidas e outros defensivos registrou retração de 27% no período. No caso do setor de madeira, a redução foi de 21,7%, disse o IBGE.

A avaliação do instituto é que o resultado da agricultura no primeiro semestre deste ano foi afetado negativamente pela estiagem, que atingiu principalmente a região Sul do País. Também prejudicou o setor o menor uso de adubos e defensivos, o que contribuiu para a queda da produtividade e da produção – o levantamento sistemático de produção agrícola, de junho, mostra que a safra de grãos 2008/09 deverá cair 8,7% sobre o ciclo anterior, para 133,3 milhões de toneladas.

Exportações menores, em decorrência da demanda reprimida pela crise internacional, também contribuíram para o resultado negativo da agroindústria. Houve queda nos embarques de vários produtos, como carnes, suco de laranja e couros. Os preços de venda na exportação também registraram queda.

O quadro desfavorável levou a uma redução da renda agrícola, que, somada ao crédito mais seletivo, resultou em queda do investimento em máquinas e equipamentos agrícolas (-36,6%), segundo o IBGE. Os produtores também investiram menos em adubos e fertilizantes (-23,3%) e em defensivos agrícolas (-27%).

No caso dos produtos industriais usados pela pecuária (rações e produtos veterinários, por exemplo), o recuo foi de 3,8% no semestre, segundo o IBGE.