O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Alimentar (Senasa) da Argentina confirmou um novo caso de influenza aviária (IA) H5 em uma ave silvestre encontrada morta no povoado de Zapala, província de Neuquén . Desta forma, das mais de 100 notificações recebidas pelo Senasa, até o momento existem 9 casos confirmados em aves silvestres e de quintal (5 em Córdoba, 1 em Salta, 1 em Santa Fé, 1 em Jujuy e 1 em Neuquén).
Em amostras retiradas de dois galeirões ( Fulica armillata ) encontrados mortos em Laguna Blanca, a 38 km de Zapala ; um deles testou positivo para a presença de IA, conforme confirmado hoje pelo Laboratório Nacional do Senasa . As amostras foram coletadas pelos agentes do Centro Regional Senasa Patagônia Norte, Martín Cavallari e Luciano Mammoni , que se deslocaram à área após uma notificação feita por guardas florestais do Parque Nacional Laguna Blanca .
De acordo com comunicado, o Senasa está trabalhando em ações sanitárias e de busca na região onde foram feitas as descobertas, bem como em Córdoba, Jujuy, Salta e Santa Fe, enquanto em Entre Ríos reforçou os controles de fronteira, devido à ocorrência de um caso de IA em Uruguai.
A agência de saúde insta o setor produtivo a reforçar as medidas de manejo, higiene e biossegurança de suas granjas e a notificá-lo imediatamente sobre qualquer detecção de sinais clínicos nervosos, digestivos ou respiratórios, diminuição da produção de ovos, consumo de água ou alimentos e alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres. Lembre-se também de tomar todas as medidas preventivas e não manusear as aves quando estes quadros clínicos forem detectados.