A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) informou nesta terça-feira que a venda dos ativos de bovinos da BRF para a Minerva Foods, anunciada na última sexta-feira, não alterou as notas de crédito da duas empresas brasileiras.
Na avaliação da S&P, a transação é benéfica tanto para BRF quanto Minerva Foods. Conforme anunciado, a BRF repassará os ativos de bovinos para a Minerva e, em troca, ficará com uma participação de 15,2% no capital do frigorífico.
De acordo com agência de risco, a BRF vai se beneficiar de uma operação de carne bovina mais eficiente sob o comando da Minerva. Sem foco no segmento de bovinos, a BRF vinha registrando desempenho aquém de empresas como a própria Minerva e a JBS.
Para a Minerva, o acordo representará, um aumento de capacidade de abate de bovinos de 23%, além de trazer economias de escala na compra de matéria-prima (boi gordo), em distribuição e nas áreas comerciais nos mercados interno e externo, segundo a S&P.
Ainda conforme a agência de risco, o acordo entre BRF e Minerva não terá efeitos imediatos no índice de alavancagem das duas empresas. Gradualmente, porém, a Minerva poderá melhorar suas métricas de crédito, melhorando a operação das unidades adquiridas da BRF e impulsionando o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), da nova operação.