Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Tecnologia de biodigestor reduz impacto ambiental e gera fonte de energia

Desenvolvido pelo Frigorífico Cowpig, o projeto de biodigestor é um trabalho que combina a produção de biofertilizantes e biogás com a proteção ao meio ambiente.

Tecnologia de biodigestor reduz impacto ambiental e gera fonte de energia

O secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, realizou visita ao frigorífico Cowpig, na cidade de Boituva, Interior de São Paulo para conhecer o projeto de biodigestor, desenvolvido na empresa, num trabalho que combina a produção de biofertilizantes e biogás com a proteção com o meio ambiente.

A tecnologia implantada pelo frigorífico purifica os restos de alimentos e dejetos dos animais, e trata as águas, reutilizando-as para lavagem das vísceras, rúmen e sangue de bovinos, suínos, ovinos e búfalos. A estrutura interna conta com uma bomba e encanamentos para evitar o acúmulo de sólidos no fundo do equipamento.

O biodigestor permite receber resíduos das linhas verde e vermelha, evitando a contaminação do solo, lençóis freáticos e afluentes, além de reduzir a emissão de gases nocivos à atmosfera.

De acordo com o gerente de agroindústria e mineração da Cipatex, empresa que produziu o revestimento sintético do equipamento, Aureovaldo Casari, o biodigestor é uma câmara totalmente fechada, no qual os resíduos dos animais entram em um processo de fermentação anaeróbia. “Assim, é possível reaproveitar os detritos para gerar adubo, conhecidos como biofertilizantes e o biogás, que pode ser utilizado como fonte de energia”, disse.

O biogás produzido pelo equipamento é utilizado para alimentar as caldeiras e produzir vapor para o abatedouro do frigorífico. “A adoção do equipamento representa uma grande melhoria à natureza, aos criadores, abatedouros e frigoríficos”, disse Casari.

O secretário ressaltou a importância da tecnologia para a preservação do meio ambiente reforçou o compromisso do Governo do Estado de São Paulo com a sustentabilidade e manutenção das funções e componentes do ecossistema. “Tenho convicção de que devemos ter uma visão integrada com o cuidado ambiental no agronegócio. Precisamos ter a capacidade de converter desafios em oportunidades. O governador Geraldo Alckmin sempre nos orienta a buscar novas possibilidades para conjugar a produção agropecuária e a sustentabilidade ambiental, utilização de fontes renováveis, e o biodigestor casa perfeitamente com esse processo”, afirmou.