A Tectron Nutrição e Saúde Animal recebeu as certificações IN-04 e IN-65 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), passando a um novo estágio em seu projeto de ampliação e modernização da planta industrial. As certificações correspondem às Boas Práticas de Fabricação (BPF) e licença para manipulação de produtos medicados.
As avaliações do Mapa foram realizadas em duas inspeções à planta industrial. Na primeira etapa participaram 6 fiscais federais avaliando a estrutura física e instalações. Na segunda, realizada nos dias 30 de agosto e 1º de setembro, outros 3 auditores verificaram a conformidade documental e registros aplicáveis. Ambas as fases foram conduzidas na matriz em Toledo, PR.
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos com os regulamentos técnicos da área alimentar. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas de forma geral e também específica, sendo a primeira aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e a segunda dirigida às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.
A avaliação consiste na verificação de uma série de normas cujo cumprimento a empresa deve comprovar e a Tectron Nutrição e Saúde Animal foi certificada com uma pontuação geral acima de 92%. Na avaliação estrutural, a pontuação adquirida foi de 97% dos pontos possíveis. “Fomos aprovados com uma excelente nota, mas nosso objetivo é atingirmos 100% de conformidade”, salienta Juliano Balsan Pozzobon, coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade. O desempenho geral no processo superou largamente o mínimo exigido para as certificações, coroando assim um esforço organizado da equipe Tectron na busca de suas metas e marcando o objetivo de se tornar uma referência em qualidade e sanidade. “A Tectron é uma empresa jovem, com procedimentos afinados, isso ocorre quando a equipe é experiente e não tem limites para criatividade”, acrescenta o coordenador Juliano Pozzobon, destacando o compromisso e responsabilidade da empresa na sua participação na cadeia alimentícia, assegurando qualidade na sua parcela do processo de produção alimentar desde o campo ao consumidor.
“É uma conquista excelente e a empresa investiu para ter esta certificação”, comemora o diretor técnico Ricardo Araujo Castilho, informando que a Tectron conta com uma diferenciação técnica de preocupar-se com a qualidade e com a segurança alimentar desde a implantação de suas estruturas físicas, diferentes linhas de produção, processos e rastreabilidade, que garantem um produto final inserido nos moldes das novas normativas do Ministério da Agricultura. Todas as fases do projeto visam a redução da chamada contaminação cruzada, o que exige uma estruturação complexa neste sentido. A Tectron conta assim com duas linhas certificadas para manipulação de medicamentos, uma linha para rações e concentrados e outra de linha exclusiva para premixes medicados, adequando-se assim às normas mais modernas e padrões exigidos pelo mercado.
Para esta conquista foi importante a participação de toda a equipe da Tectron e envolveu todos os departamentos da empresa. “Essa interação de todos os colaboradores, de forma geral, foi fundamental para esta certificação de garantia de qualidade e busca da excelência de nossos serviços e produtos”, ressalta o diretor da Tectron Ricardo Castilho.
* Com informações da Assessoria de Imprensa