Redação SI 19/12/2005 – Pronto para servir, o Tender é elaborado com cortes nobres de pernil suíno, temperado, cozido e defumado. Sabor leve, porém marcante, é resultado da combinação de temperos especiais e a defumação com madeiras selecionadas.
Agora está completa a família de produtos Aurora para as festas de fim de ano. A Coopercentral lançou, neste mês, no mercado nacional o Tender Aurora, presunto cozido, tenro e defumado. Pronto para servir, o Tender é elaborado com cortes nobres de pernil suíno, temperado, cozido e defumado. Sabor leve, porém marcante, é resultado da combinação de temperos especiais e a defumação com madeiras selecionadas.
Fabricante de mais de 400 produtos a base de carne de aves e de suínos, a Aurora preparou para este Natal a linha Boas Festas formada pelo Blesser (frango especial com menos gordura e textura mais macia), lombo suíno, pernil temperado com osso e sem osso, sobrepaleta suína e, agora, tender.
“O pernil de suíno cozido e defumado é estrela obrigatória da ceia natalina nacional e do réveillon”, observa o presidente da Coopercentral Aurora, José Zeferino Pedrozo. O produto está disponível em todo o país, embalado individualmente em unidades de
Levado ao forno com a superfície recortada em forma de losangos e espetada de cravos, fica caramelizado após ser banhado com mel ou glicose de milho. Servem-no geralmente acompanhado de frutas secas, em compota ou frescas. Antes de chegar ao supermercado ainda é marinado em uma solução de água, sal, açúcar mascavo e aditivos, cozido lentamente e defumado à baixa temperatura.
O diretor industrial Vincenzo Mastrogiacomo lembra que desde o início o Brasil adotou o presunto cozido smithfield, típico do Estado americano da Virgínia. As peças são salgadas e defumadas com a madeira da nogueira e da macieira. A maturação dura, no mínimo, um ano. O smithfield é geralmente assado, recoberto por uma calda de açúcar mascavo e mostarda ou suco de frutas, decorado com desenhos de losangos e cravos, e guarnecido com pedaços de abacaxi e pêssego. Servido dessa forma, quente ou frio e a qualquer hora, foi batizado de glazed ham.
Por que “Tender”?
Detalhe curioso é que o Brasil é único país do mundo onde esse presunto é chamado de Tender. Acredita-se que o extinto frigorífico Wilson, o pioneiro do produto no País, foi responsável por isso. Ele teria apresentado o futuro tender na época do Natal (décadas 1960/1970) e, inspirado na receita dos americanos, recorreu ao vocabulário inglês para criar o slogan “Tender Made”, ou seja, feito com carinho. O hábito brasileiro de resumir e simplificar levou ao uso corrente de “Tender”.