Manutenção preventiva deve ser realizada durante todo o ano nos diferentes equipamentos que compõem um aviário. É senso comum que o verão é uma das estações mais críticas no que diz respeito a eficiência produtiva dos lotes, sendo determinante no resultado anual do empreendimento.
Nos meses mais quentes do ano o sistema de ventilação é desafiado a funcionar durante muitas horas ininterruptas. Neste momento o produtor tem que ter segurança de que o equipamento instalado é de boa qualidade e está apto a enfrentar as severas condições ambientais de uma instalação avícola.
Para evitar surpresas desagradáveis (prejuízo) o produtor deve iniciar o processo de planejamento para o verão com uma atividade extremamente complexa e trabalhosa:
Pegar uma vassoura e tirar a poeira dos exaustores!
Brincadeiras a parte, a poeira acumulada lote após a lote é prejudicial ao funcionamento do exaustor e diminui a vida útil do equipamento. O acúmulo de detritos altera a vazão de ar e aumenta o consumo de energia. Deve haver cuidado com a utilização de água e produtos abrasivos para limpeza. Fique atento aos componentes elétricos e não se esqueça de desligar a energia elétrica.
Vá a casa de comando e avalie a configuração do controlador. Reveja a definição dos grupos de ventilação e fique seguro de que estão definidos para atender suas necessidades de verão. É importante averiguar a integridade da parte elétrica de todo o sistema (cabos, fios, ligações, etc.).
Estas medidas simples nos ajudam a diminuir o risco do sistema parar de funcionar ou ter a capacidade de movimentação de ar diminuída. Manutenção e capricho nunca fizeram mal a ninguém.
Bruno da Silva Pimenta, médico veterinário Munters Brasil.
[email protected]