Uma série de testes científicos realizados pela empresa irlandesa Tonisity mostraram que uma mudança nos hábitos alimentares dos leitões contribui muito para superar o maior desafio dos criadores no período que vai até o desmame das crias – a elevada taxa de mortalidade.
Os testes, aplicados na Irlanda do Norte, na Espanha e nos Estados Unidos, comprovam que o consumo do isotônico proteico Px, nos primeiros dias de vida dos leitões reduz essa taxa de 13% para 7%. Outros benefícios pelo consumo do produto: diminuição do estresse e aumento do peso dos porquinhos.
Esses dados e outras informações sobre a saúde intestinal dos suínos serão apresentados na palestra ministrada pela Diretora de Pesquisa da Tonisity, Ava Firth, que acontece no Painel de Saúde Intestinal do XVI Seminário Técnico de Aves e Suínos, que será realizado nos dias 25 e 26 de abril, em paralelo com a feira AveSui, em Florianópolis (SC).
Segundo a palestrante, o intestino do porco não deve ser entendido apenas como um portal passivo que permite a passagem de nutrientes e que, de maneira mágica, transforma o leitão em um porco adulto. “O intestino é feito de bilhões de células, sendo que cada uma delas têm de ser alimentadas, a fim de fazer o seu trabalho de processamento dos nutrientes. As soluções de proteína isotônica podem melhorar esta função e, consequentemente, fortalecer a saúde do intestine e a própria sobrevivência do animal”, afirma Ava.
A diretora da Tonisity, Ava Firth, está à frente do desenvolvimento da fórmula PX, que será apresentada pela empresa na AveSui e recebeu seus diplomas de bacharel em ciência e doutora em medicina veterinária da Universidade Estadual de Ohio, seguido de um mestrado da Universidade de Murdoch, em 1992. Credenciada na junta de Situação de Emergência e Terapia Intensiva, Ava trabalhou em clínicas de emergência e lecionou nas Universidades de Melbourne, Minnesota e Glasgow.
A programação técnica do Seminário ainda conta com mais três painéis que reunirão pesquisadores e especialistas de todo o mundo focados em debater e apresentar estudos que buscam oferecer melhorias na produção de aves e suínos no Brasil. Além disso, os interessados ainda podem acompanhar as palestras gratuitas no Auditório de Inovações e do II Congresso de Zootecnia de Precisão, que acontecem em paralelo a AveSui.
Os interessados em participar da maior feira dos setores de aves e suínos, que acontece entre os dias 25 e 27 de abril, em Florianópolis (SC), devem encaminhar um e-mail para [email protected] ou acessar www.avesui.com/inscricao .
Confira a programação completa em www.avesui.com .