A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania assinou convênio com a Tyson do Brasil nesta quarta-feira, dia 09 de novembro, para contratar presos que cumprem pena em regime aberto na Casa do Albergado, em Florianópolis.
“É um orgulho para a secretaria firmar um convênio com uma empresa do porte da Tyson visando a reabilitação econômica e social dos detentos”, destaca a secretária Ada de Luca. Entre outras funções, os presos contratados irão trabalhar na produção de frangos na unidade da empresa em São José, que tem mais de 1.000 funcionários.
A Tyson do Brasil é controlada pela Tyson Foods, uma das maiores processadoras de carne de frango, bovina e suína do mundo. A empresa atua no mercado nacional com a marca Macedo e seus produtos são exportados para União Europeia, Oriente Médio e Ásia.
O número de detentos que serão contratados ainda não está definido, mas o processo inclui uma triagem, que será feita na própria Casa do Albergado, localizada no bairro Agronômica, e só depois eles serão encaminhados para o exame admissional na empresa para preencher as vagas em aberto. “Nossa intenção, inclusive, é manter o contrato destes funcionários mesmo após o cumprimento da pena”, acrescenta o diretor jurídico e de gestão de pessoas, Alberto Martins.
Os presos albergados do regime aberto contratados pela Tyson terão os mesmos benefícios que os outros trabalhadores da empresa como assistência médica e odontológica, vale-transporte e vale-alimentação. “É um convênio pioneiro em Santa Catarina. É a primeira vez que uma empresa estabelece o compromisso de utilizar mão de obra do sistema penitenciário em sua fábrica”, salienta o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Leandro Antônio Soares Lima.